QUERER É PODER

A educação é um direito humano e um caminho para a justiça social e ambiental, e todos nós somos educadores.

terça-feira, 21 de abril de 2015

EMENTAS MÓDULOS PEDAGÓGICOS

EMENTAS: Bloco I - Eixo de Formação Pedagógica - TÉCNICO EM NÍVEL MÉDIO PROFUNCIONÁRIO 

O Bloco I destina-se à apropriação dos fundamentos teóricos e filosóficos da educação, construção de saberes, integrando teoria, prática e gestão educacional. Constituem-se de seis módulos de 60 horas por módulo e 100 horas de aulas práticas, num total de 460 horas. 

Módulo 1 - FUNCIONÁRIOS DE ESCOLAS: CIDADÃOS, EDUCADORES, PROFISSIONAIS E GESTORES Ementa: Os funcionários da escola no contexto da educação escolar. Papel social da escola e as funções educativas não-docentes: prática integrada, profissionalismo e compromisso social. Relação entre os funcionários e a estrutura e operação das etapas e modalidades da educação básica: legalidade e realidade. Papel dos funcionários na elaboração e na execução da proposta pedagógica e da gestão democrática das escolas e dos sistemas de ensino. Categoria, formação, sindicato e participação política. 

Módulo 2 - EDUCADORES E EDUCANDOS: TEMPOS HISTÓRICOS 
Ementa: A educação e a escola através dos processos históricos. A construção, organização e o significado das instituições escolares. Educação e Ensino. Funções da escola na sociedade capitalista. As relações entre classes sociais e educação. Processos educativos: continuidades e descontinuidades. Movimentos de mudanças e de resistência. Diversidade Étnico-cultural: homens e mulheres sujeitos históricos. Governo, mercado e educação. Módulo 

3 - HOMEM, PENSAMENTO E CULTURA: ABORDAGENS FILOSÓFICA E ANTROPOLÓGICA 
Ementa: Processo de construção da cidadania. Filosofia como instrumento de reflexão e prática. Ética, moral e política. O ambiente físico e social. Relações homem-natureza. Aspectos e valores culturais. Linguagens e formas de comunicação. 

Módulo 4 - RELAÇÕES INTERPESSOAIS: ABORDAGEM PSICOLÓGICA
 Ementa: Processo de desenvolvimento humano: infância, adolescência, fase adulta e velhice. Relações e práticas pedagógicas educativas na escola. Relações interpessoais na perspectiva da construção coletiva na educação. Desenvolvimento afetivo e cognitivo.  

Módulo 5 - EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E TRABALHO: ABORDAGEM SOCIOLÓGICA DA EDUCAÇÃO 
Ementa: A educação como processo social. Educação e estrutura social: a relação escola e sociedade. Tendências teóricas da sociologia da educação. Reestruturação capitalista, reformas do Estado e o mundo do trabalho.

 Módulo 6 - GESTÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR 
Ementa: Administração e gestão da educação: concepções. A gestão da educação: fundamentos e legislação. A gestão da educação e a reforma do Estado brasileiro. Gestão, Descentralização e Autonomia. Gestão democrática: fundamentos, processos e mecanismos de participação e de decisão coletivos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário