Caderno 4 - RELAÇÕES
INTERPESSOAIS: ABORDAGEM PSICOLÓGICA
Objetivo
•
Espera-se apresentar ao cursista
construções teóricas sobre aspectos do desenvolvimento psicológico que permitam
uma reflexão sobre a importância do papel da escola e de todos os atores
envolvidos na construção da cidadania. Outra questão importante que será
apresentada é como refletir sobre o papel da escola na formação do sujeito.
UNIDADE
1 - A RELAÇÃO DA PSICOLOGIA COM A EDUCAÇÃO
Vamos refletir sobre algumas questões, como:
•
O que é a psicologia?
•
Como
ela tem contribuído no dia a dia escolar?
•
Como
poderá ajudar na formação pessoal dos educadores?
O
objetivo neste momento é expor alguns pensamentos sobre psicologia e que eles
sejam de valia no trabalho de vocês e também na formação como pessoas que atuam
no sistema escolar.
•
A partir de vários estudiosos da psicologia, quero
propor a seguinte definição: a psicologia é a ciência que estuda o ser humano
concreto em todas as suas expressões como comportamento e sentimentos
construídos a partir das relações sociais, das vivências individuais e da
constituição biológica.
•
As relações entre o homem e o meio em que ele vive
estão sempre se enriquecendo pelo fato de o meio não ser constante.
• Ao transformar suas condições de vida, o homem
transforma-se a si próprio.
• O homem é um ser biológico, psicológico e
social que se desenvolve na natureza.
• A dialética dá à psicologia o seu equilíbrio e
a sua significação ao mostrar simultaneamente ser uma ciência da natureza e uma
ciência do homem.
Resumindo:
•
Todos nós fazemos parte da escola e, portanto, temos
de assumir o papel de educadores.
•
Existem vários tipos de conhecimento: senso comum,
ciência, filosofia, religião e arte.
•
A ciência é um processo de construção de conhecimento
cumulativo que pretende ser objetivo e geral.
•
A psicologia está presente em nosso dia a dia de
diferentes maneiras, mas o que vamos estudar neste módulo é a psicologia
científica.
•
Não é fácil definir o que seja a psicologia. O
importante é que ela considere o ser humano na sua constituição biológica,
social e cultural.
RESUMO
•
O seu papel na escola é muito importante para a
relação educativa.
•
Nessa aula, enfatizamos a necessidade de uma
formação não apenas pedagógica para o profissional da escola pública, mas
também psicológica levando em consideração os diferentes tipos de conhecimento.
É também necessário reconhecer a própria experiência vivida em outros contextos
sociais para a construção do conhecimento sobre as relações interpessoais.
UNIDADE 2 - A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA
APRENDIZAGEM
•
2.1 A relação entre desenvolvimento e
aprendizagem
A relação entre desenvolvimento e aprendizagem é de dependência, as duas
caminham juntas; é uma relação de reciprocidade; o aluno só se desenvolve
quando aprende.
•
2.2 - Diferentes concepções de
desenvolvimento e de aprendizagem
O que Vigotski propõe, então, é que vejamos o desenvolvimento como um
potencial e que a ajuda do outro leva ao desenvolvimento da pessoa. Ou seja, o
aprendizado desperta vários processos internos de desenvolvimento que operam
quando a pessoa interage com outras pessoas do seu ambiente e com a ajuda de
seus companheiros.
O que enfatizamos aqui é que o desenvolvimento é um processo descontínuo,
marcado por rupturas, retrocessos e reviravoltas.
Pense um pouco:
•
Como você trabalha na escola? Quais as tarefas que você desenvolve no
seu dia a dia? A psicologia poderia lhe ajudar a realizar essas tarefas de
outro modo? Os ensinamentos da psicologia poderiam lhe ajudar a ser mais feliz
no seu cotidiano? Faz sentido pensar em aspectos do desenvolvimento dos alunos?
E quanto ao seu próprio desenvolvimento?
•
Faça suas anotações no seu memorial!
UNIDADE 3 - A NOÇÃO DE ESTÁGIOS EM PSICOLOGIA DO
DESENVOLVIMENTO
•
O conceito de estágio ou etapa tem as suas origens nas noções de idade,
de era, de época, de período que são usadas pela humanidade há muitos anos e se
conservam até hoje.
•
A noção de estágio está ligada a do “devir”,
ou seja, ao que vai vir a ser.
•
a aprendizagem é um processo que está
interligado com o desenvolvimento da pessoa. Sendo assim, a educação na escola
deve proporcionar ao aluno experiências pessoais que promovam o seu
desenvolvimento intelectual.
A tarefa do educador é, pois, de
orientar, de regular e de organizar o meio socioeducativo, ou seja, ele deve
atuar em todos os ambientes da escola como um facilitador da sua própria
interação com os alunos e das relações que se estabelecem entre eles. Com
certeza você já faz isso no seu dia a dia quando busca conhecer um aluno e o
ajuda no espaço da escola.
Se espera que o que estamos
dizendo aqui, possa, entre outras coisas, possibilitar um conhecimento sobre
como se dá o processo de desenvolvimento humano para que você possa se
relacionar melhor com os alunos e com os colegas de trabalho.
O que somos é uma unidade do que
fomos que se atualiza a cada momento, delineando o que vamos ser. É quase dizer
que o futuro é hoje, pois ele está sempre sendo e deixando de ser. Pode parecer
jogo de palavras, mas não é.
Veja a seguir os estágios de
desenvolvimento
• Período da Vida Intrauterina –
total dependência fisiológica, marcada por reações motoras.
• Período Impulsivo e Emocional –
depois do nascimento. Abrange o primeiro ano de vida; as emoções prevalecem e
permitem as primeiras interações da criança com seu meio.
• Período Sensório-Motor – por
volta dos dois anos. Predomínio da exploração do mundo físico e caracterizado
pela aquisição da marcha e da palavra.
• Período do Personalismo – entre
três e cinco anos. Período dos confrontos e de formação da autonomia.
• Período da Puberdade e da
Adolescência – antes da idade adulta. Crise comparada a dos três anos com o
retorno da atenção sobre sua própria pessoa.
• Período da Fase Adulta – a
pessoa atinge certo equilíbrio entre o desenvolvimento emocional e o
intelectual.
“O grupo é indispensável à
criança não só para a sua aprendizagem social, mas para o desenvolvimento da
sua personalidade” (WALLON, 1979, p. 172).
“O desenvolvimento da
inteligência está ligado ao desenvolvimento de sua personalidade” (WALLON,
1975, p. 132).
Podemos concluir dizendo que a
ação educativa não se limita à transmissão de conhecimentos. A escola tem de se
dirigir à criança de maneira a atingir toda sua personalidade, respeitando e
estimulando sua espontaneidade total de ação e de assimilação. Sendo assim, a
educação da inteligência e a da personalidade não podem se dissociar,
fazendo-se também necessária a orientação para uma apropriação da cultura.
Pois bem, todos nós somos o que
fomos e o que ainda vamos ser sabendo o que somos agora. Se concordarmos com
isso, acreditar que somos seres em constante processo de mudança. Às vezes não
é fácil admitirmos que estamos sempre mudando, mas se fizermos um esforço e
pensarmos no que éramos há uns cinco anos, poderemos ver que algo em nós mudou.
“O importante e bonito do mundo é
isso: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas, mas
que elas vão sempre mudando”. Guimarães Rosa.
Esse curso tem exatamente como
meta permitir a formação de um novo educador, portanto provocar mudanças.
A personalidade é vista como um
processo que se constitui e se desenvolve ao longo de toda a vida do homem. Não
se reduz, portanto, à infância e nem à adolescência. O indivíduo se desenvolve
constantemente na medida em que acumula experiência individual e coletiva. O
grande desafio é o de conceber o adulto em processo de desenvolvimento e de
mudança.
RESUMO
Nesta unidade vimos como é
importante a escola como espaço de formação das pessoas, da sua personalidade,
desde os alunos até os educadores. Enfatizamos que para estar com o outro na
escola é interessante que antes busquemos nos conhecer. Como se deu nosso
desenvolvimento? Como reagimos frente às dificuldades? Quais são meus desejos?
O que quero na escola? Essas são perguntas que podem nos ajudar a nos
conhecermos melhor. A escola não é apenas o lugar da transmissão de
conhecimento, ela também é o espaço da formação da personalidade de todos que
nela se encontram. É muito importante que nos percebamos como sujeitos em
desenvolvimento em qualquer idade do ciclo da vida.
UNIDADE 4 - TEMAS TRANSVERSAIS
É importante que encontremos o
sentido emocional das coisas que fazemos. Sendo assim, é necessário que tenhamos
consciência do nosso trabalho para encontrarmos esse sentido emocional e nos
sentirmos motivados ao realizarmos nossas tarefas. Nada como alguém feliz no
seu ambiente de trabalho!
Estar em grupo não significa ser
igual, ter as mesmas ideias e compartilhar as mesmas opiniões. Pelo contrário,
a diversidade deve ser vista como possibilidade de enriquecer nossa visão de
mundo.
RESUMO
Esta foi mais uma aula que
enfatizou as questões que envolvem as relações interpessoais no contexto da
escola. Espero que você tenha concordado comigo em relação ao que foi dito
sobre a disciplina, motivação, gênero e diversidade cultural. O mais importante
é sabermos que não vivemos sem o outro. Para sermos, precisamos sempre de
alguém ao nosso lado, mesmo que seja no nosso imaginário.
UNIDADE 5 - CONTEXTO SOCIAL
Vale ressaltar que a aprendizagem de vida se dá
em diferentes contextos como o trabalho, a igreja, o grupo de amigos, os locais
de diversão e a própria escola. Isso tudo mostra a necessidade de estarmos
abrindo o espaço escolar a outros horizontes e sempre considerarmos o
aprendizado que temos na vida como importante.
O educador, no contexto de uma educação
inclusiva, precisa ser preparado para lidar com as diferenças, com a
singularidade e com a diversidade de todas as crianças e não com um modelo de
pensamento comum a todas elas. Cabe a ele observar criteriosamente as
necessidades de todos.
•
Vale ressaltar que a aprendizagem de vida se dá em
diferentes contextos como o trabalho, a igreja, o grupo de amigos, os locais de
diversão e a própria escola. Isso tudo mostra a necessidade de estarmos abrindo
o espaço escolar a outros horizontes e sempre considerarmos o aprendizado que
temos na vida como importante.
O educador, no contexto de uma educação
inclusiva, precisa ser preparado para lidar com as diferenças, com a
singularidade e com a diversidade de todas as crianças e não com um modelo de
pensamento comum a todas elas. Cabe a ele observar criteriosamente as
necessidades de todos.
Podemos concluir ressaltando a necessidade de
uma formação adequada a todos os educadores para se obter sucesso na inclusão.
É preciso adotar um processo de inserção progressiva para que educadores e
alunos com necessidades especiais encontrem a melhor maneira de superar
obstáculos.
Relações interpessoais
e gestão democrática
A gestão democrática
parte da ideia de uma escola para todos onde realmente sejam possíveis o acesso
e a permanência do aluno, assim como a garantia da qualidade na educação.
É necessário
desenvolver no contexto escolar relações interpessoais que permitam uma
integração das diversas áreas do conhecimento e das diferentes funções de cada
membro da escola, reconhecendo a necessidade de superação da fragmentação do
saber e dos fazeres, característica da escola tradicional.
A intenção é construir
uma escola mais humanizada, onde alunos, professores, funcionários e direção,
cientes de suas capacidades e criatividade, sintam-se participantes e
responsáveis pela coisa pública e pela construção de uma nova sociedade. Para
tal, é preciso trabalhar com o coletivo.
Nessa proposta, as
atividades valorizadas são as de cooperação em vez da competição. A busca está
sempre em criar espaços de debate, de diálogo fundado na reflexão coletiva. O
projeto político-pedagógico deve ter como objetivo a organização do trabalho
educacional na sua globalidade.
Nesta unidade vimos a
importância de considerarmos o contexto social com toda sua diversidade para
podermos fazer das relações interpessoais na escola, relações que acolham todos
de forma democrática. Para aceitarmos o outro na sua diferença é preciso
primeiro estarmos conscientes de nossas possibilidades enquanto educadores.
Para tal, necessitamos ter um conhecimento construído socialmente que
desenvolva nossa personalidade e dos demais com quem nos relacionamos. Isso
exige um compromisso constante de pensar as nossas práticas profissionais para
que sejam formativas de sujeitos cidadãos mais felizes e envolvidos
emocionalmente com as mudanças sociais.
PALAVRAS FINAIS
Esta foi a última
unidade deste módulo, espero que ela tenha despertado sua atenção para a
importância de observar o contexto social em que a escola esta inserida e a
partir daí utilizar as relações interpessoais na construção de uma educação
inclusiva e democrática.
É importante enfatizar
que um dos objetivos deste curso é o de preparar, você, funcionário de escola
pública, para poder participar, com os outros educadores da escola, dos
conselhos escolares. Devemos romper com o silêncio, a subserviência e o
imobilismo que as relações de hierarquia do poder pelo suposto saber
determinavam no contexto da educação.
Que este módulo, junto
com os demais, possa contribuir de alguma forma para a formação de novas
relações interpessoais, que visem à construção de uma escola democrática.
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