O perfil profissional do técnico em meio ambiente e manutenção de
infraestrutura escolar é constituído de conhecimentos, saberes, valores
e habilidades que o credenciam como gestor do meio ambiente e
da manutenção da infraestrutura escolar.
a) conhecer o histórico da evolução dos espaços escolares e as teorias
arquitetônicas e pedagógicas de construção do espaço educativo;
b) ter sensibilidade para identificar as carências e disfunções dos espaços
físicos em relação aos princípios da educação brasileira e à
proposta pedagógica da escola;
c) dispor-se a agir solidariamente com os educadores e educandos na
gestão do meio ambiente e do espaço escolar para estruturá-los
como agentes educativos;
d) compreender as questões ambientais no contexto da educação
para a cidadania e para o trabalho, bem como do desenvolvimento
nacional, regional e local;
e) dominar o histórico da evolução do espaço geográfico do município,
de suas zonas urbanas e rurais, na perspectiva da legislação
ambiental e do plano diretor de ocupação territorial;
f) gerenciar, do planejamento à execução, os serviços de higiene e
limpeza da escola, solidariamente com os outros trabalhadores e
estudantes;
g) compreender as questões de segurança das escolas, no contexto
de seu espaço geográfico e de seu projeto político-pedagógico,
valorizando as relações de vizinhança e de serviço à comunidade;
h) ter conhecimento e dominar a leitura e interpretação dos projetos
físicos dos prédios que compõem a escola, localizando as diferentes áreas, as redes elétrica, hidráulica e de esgotamento sanitário e
as outras plantas da arquitetura escolar;
i) conhecer os princípios básicos e práticas mais simples da arquitetura
e da engenharia civil, incluindo as técnicas de desenho, de
forma a ser capaz de dialogar com os profissionais dessas áreas na
perspectiva da formulação de espaços educativos e da qualificação
da aprendizagem;
j) ser capaz de entender os procedimentos de manutenção das redes
elétrica, hidráulica e de esgotamento sanitário, bem como identificar
problemas de funcionamento e executar reparos conjunturais,
na medida dos recursos da escola;
k) conhecer a estrutura e a operação dos principais equipamentos
elétricos e eletrônicos em uso nas escolas, inclusive os didáticos,
bem como saber executar reparos ao alcance dos recursos disponíveis;
l) cuidar da conservação dos níveis desejáveis de ventilação e de temperatura
ambiente nos espaços interiores das escolas;
m) conhecer a rotina de manutenção física dos prédios escolares, incluindo
tarefas de impermeabilização, conservação de coberturas,
pisos e pinturas, bem como técnicas simples de construção em madeira,
metal e alvenaria; e
n) ter familiaridade com os equipamentos e materiais didáticos mais
comuns nas escolas, de forma a reconhecer as alternativas de seu
uso nas diferentes situações pedagógicas e prover sua manutenção
e conservação.
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