QUERER É PODER

A educação é um direito humano e um caminho para a justiça social e ambiental, e todos nós somos educadores.

domingo, 30 de agosto de 2015

Relações Interpessoais: abordagem psicológica

Unidade 3 - A noção de estágios em psicologia do desenvolvimento (relações interpessoais)
A tarefa do educador é, pois, de orientar, de regular e de organizar o meio socioeducativo, ou seja, ele deve atuar em todos os ambientes da escola como um facilitador da sua própria interação com os alunos e das relações que se estabelecem entre eles. Com certeza você já faz isso no seu dia a dia quando busca conhecer um aluno e o ajuda no espaço da escola.
Podemos usar como exemplo a seguinte situação:
Em uma ocasião, presenciei uma briga entre dois meninos de oito anos do ensino fundamental e observei a intervenção da Dona Joana, que fazia a limpeza na escola, para fazê-los parar de brigar. Dona Joana aproximou-se dos meninos e disse que eles tinham de se entender sem brigar. Após conversar com os dois, e cada um dizia que era culpa do outro, Dona Joana, tranquilamente apenas disse que não queria saber de quem era a culpa. Se os dois estavam brigando, então os dois tinham de parar. Os meninos pararam e cada um foi para o seu lado.

Vamos pensar um pouco sobre o que aconteceu.
O que Dona Joana fez foi criar um espaço de conversa, tranquilo sem provocar mais ainda o conflito entre os meninos de modo que eles pudessem se acalmar e ver que os dois tinham de parar de brigar, sem se culparem.
Talvez você já tenha passado muitas vezes por uma situação como essa e resolveu a situação mesmo sem ter tido antes nenhum conhecimento de alguma teoria de psicologia.
Poderíamos dizer que Dona Joana fez o que algumas teorias propõem que é resolver os conflitos a partir do diálogo, nesse caso, mesmo sem conhecer a teoria.

O importante é poder contar com um conhecimento a mais para refletirmos a nossa prática e buscar fazer dessa prática uma ação que seja educativa, que leve o outro, no caso o aluno, ao seu desenvolvimento intelectual e pessoal.
  
Unidade 3 - A noção de estágios em psicologia do desenvolvimento (relações interpessoais)

Muitas vezes, o secretário, a porteira ou a merendeira conhecem melhor as motivações e as dificuldades dos alunos do que os professores, propriamente ditos.

Observe os seguintes comentários de educadores da escola:
Uma secretária da escola, certa vez, disse o seguinte: “o aluno quer que a gente saiba o nome dele. Tem professor que não sabe nome de aluno. Quando o professor está distante do aluno, ele fica apático. A aproximação é fundamental”.

Em outra escola, a assistente de direção comentou: quando o professor considera a realidade do aluno e considera ele como ‘pessoa’, com suas particularidades, o aluno passa a ter respeito pelo profissional e a confiar nele para ajudá-lo no seu aprendizado.

O porteiro de uma escola disse que: “os alunos me procuram de vez em quando para conversar sobre seus problemas pessoais e físicos.
Acho que é porque a gente ‘é de igual para igual’. Eu coloco limites para os alunos porque eles precisam, pedem limites”.

Uma porteira contou o seguinte: “eu me dou muito bem com os alunos, eles me chamam de tia. Acho que o meu exemplo de vir trabalhar todo dia incentiva os meninos a fazerem a mesma coisa. Eu acho errado um funcionário tratar mal um aluno e não ter paciência com ele!”.


O que você achou desses relatos? Escreva um pequeno comentário sobre o exposto no seu memorial.

PRATIQUE
1.1. Descreva uma situação em que você acha que usou o conhecimento da psicologia. Essa psicologia é do senso comum ou do conhecimento científico?
1.2. Qual seria a diferença entre senso comum e conhecimento científico?
1.3. Faça o seu resumo do que foi apresentado até aqui.
1.4. O que você achou de mais interessante no que foi exposto nesta unidade?
1.5. Sugestão de pesquisa: entreviste uma pedagoga, pergunte como os conhecimentos de psicologia ajudam no cotidiano dela como educadora.

2. O que você estava fazendo há cinco anos? Com certeza não imaginava que estaria fazendo este curso, certo? Faça um retrospectivo da sua vida e coloque no seu memorial alguns acontecimentos mais marcantes que podem mostrar o tanto que você vem mudando na sua vida. Ilustre com fotos suas ou recortes de revista.

3. Montar um álbum com recortes de revistas que caracterizem os diferentes estágios de desenvolvimento humano.

4. Como tarefa, gostaria de propor que você fizesse uma pesquisa na sua escola para saber o que diferentes profissionais entendem por motivação, se eles sentem satisfação nas tarefas que realizam e como gostariam que fosse a escola. Anote as respostas e faça uma proposta para motivar os profissionais da sua escola. Essa proposta não precisa ser necessariamente colocada em prática. A tarefa tem como objetivo o exercício da proposição, ou seja, de criarmos uma alternativa para mudar as coisas. Quem sabe ela venha a se tornar realidade!

5. Gostaria de propor uma atividade para você: faça uma observação sobre os alunos da sua escola, de como eles se agrupam e escreva o que acha do comportamento deles. Depois converse com alguns deles sobre o que acham da escola e como gostariam que ela fosse. Provavelmente você irá se surpreender com algumas respostas.

6. Gostaríamos de propor como tarefa que você assista a dois capítulos de qualquer novela do seu interesse; repare depois como ela influencia nas roupas, no corte de cabelos e nas gírias das crianças, dos adolescentes e dos adultos em sua volta. Escreva essas impressões no seu memorial.

7. Faça um levantamento sobre a participação das famílias na sua escola. Procure saber qual o interesse dos pais em relação ao que acontece no cotidiano escolar do seu filho.
Como eles acham que poderiam participar do dia a dia da escola? E você, o que acha da participação dos pais na escola? O que fazer para ajudar a melhorar essa articulação? Pense em alguma estratégia para isso.

Atividades
O que entendo sobre psicologia? Por que estudar psicologia neste curso? Se  sou merendeira, secretária, vigia ou auxiliar de serviço por que devo estudar psicologia?O que é que a psicologia vai me ajudar no meu dia a dia?
Pense um pouco:

Como você trabalha na escola? Quais as tarefas que você desenvolve no seu dia a dia? A psicologia poderia lhe ajudar a realizar essas tarefas de outro modo? Os ensinamentos da psicologia poderiam lhe ajudar a ser mais feliz no seu cotidiano? Faz sentido pensar em aspectos do desenvolvimento dos alunos? E quanto ao seu próprio desenvolvimento? 



Nenhum comentário:

Postar um comentário