Unidade 3 - A noção de estágios em
psicologia do desenvolvimento (relações interpessoais)
A tarefa do
educador é, pois, de orientar, de regular e de organizar o meio socioeducativo,
ou seja, ele deve atuar em todos os ambientes da escola como um facilitador da
sua própria interação com os alunos e das relações que se estabelecem entre
eles. Com certeza você já faz isso no seu dia a dia quando busca conhecer um
aluno e o ajuda no espaço da escola.
Podemos
usar como exemplo a seguinte situação:
Em
uma ocasião, presenciei uma briga entre dois meninos de oito anos do ensino
fundamental e observei a intervenção da Dona Joana, que fazia a limpeza na
escola, para fazê-los parar de brigar. Dona Joana aproximou-se dos meninos e
disse que eles tinham de se entender sem brigar. Após conversar com os dois, e
cada um dizia que era culpa do outro, Dona Joana, tranquilamente apenas disse
que não queria saber de quem era a culpa. Se os dois estavam brigando, então os
dois tinham de parar. Os meninos pararam e cada um foi para o seu lado.
Vamos pensar um pouco sobre o que
aconteceu.
O
que Dona Joana fez foi criar um espaço de conversa, tranquilo sem provocar mais
ainda o conflito entre os meninos de modo que eles pudessem se acalmar e ver
que os dois tinham de parar de brigar, sem se culparem.
Talvez
você já tenha passado muitas vezes por uma situação como essa e resolveu a
situação mesmo sem ter tido antes nenhum conhecimento de alguma teoria de
psicologia.
Poderíamos
dizer que Dona Joana fez o que algumas teorias propõem que é resolver os
conflitos a partir do diálogo, nesse caso, mesmo sem conhecer a teoria.
O
importante é poder contar com um conhecimento a mais para refletirmos a nossa
prática e buscar fazer dessa prática uma ação que seja educativa, que leve o
outro, no caso o aluno, ao seu desenvolvimento intelectual e pessoal.
Unidade 3 - A noção de estágios em
psicologia do desenvolvimento (relações interpessoais)
Muitas vezes, o
secretário, a porteira ou a merendeira conhecem melhor as motivações e as
dificuldades dos alunos do que os professores, propriamente ditos.
Observe os
seguintes comentários de educadores da escola:
Uma secretária
da escola, certa vez, disse o seguinte: “o aluno quer que a gente saiba o nome
dele. Tem professor que não sabe nome de aluno. Quando o professor está
distante do aluno, ele fica apático. A aproximação é fundamental”.
Em outra escola,
a assistente de direção comentou: quando o professor considera a realidade do
aluno e considera ele como ‘pessoa’, com suas particularidades, o aluno passa a
ter respeito pelo profissional e a confiar nele para ajudá-lo no seu
aprendizado.
O porteiro de
uma escola disse que: “os alunos me procuram de vez em quando para conversar
sobre seus problemas pessoais e físicos.
Acho que é
porque a gente ‘é de igual para igual’. Eu coloco limites para os alunos porque
eles precisam, pedem limites”.
Uma porteira
contou o seguinte: “eu me dou muito bem com os alunos, eles me chamam de tia.
Acho que o meu exemplo de vir trabalhar todo dia incentiva os meninos a fazerem
a mesma coisa. Eu acho errado um funcionário tratar mal um aluno e não ter
paciência com ele!”.
O que você achou desses relatos?
Escreva um pequeno comentário sobre o exposto no seu memorial.
PRATIQUE
1.1. Descreva
uma situação em que você acha que usou o conhecimento da psicologia. Essa
psicologia é do senso comum ou do conhecimento científico?
1.2. Qual seria
a diferença entre senso comum e conhecimento científico?
1.3. Faça o seu
resumo do que foi apresentado até aqui.
1.4. O que você
achou de mais interessante no que foi exposto nesta unidade?
1.5. Sugestão de
pesquisa: entreviste uma pedagoga, pergunte como os conhecimentos de psicologia
ajudam no cotidiano dela como educadora.
2. O que você
estava fazendo há cinco anos? Com certeza não imaginava que estaria fazendo
este curso, certo? Faça um retrospectivo da sua vida e coloque no seu memorial
alguns acontecimentos mais marcantes que podem mostrar o tanto que você vem
mudando na sua vida. Ilustre com fotos suas ou recortes de revista.
3. Montar um
álbum com recortes de revistas que caracterizem os diferentes estágios de
desenvolvimento humano.
4. Como tarefa,
gostaria de propor que você fizesse uma pesquisa na sua escola para saber o que
diferentes profissionais entendem por motivação, se eles sentem satisfação nas
tarefas que realizam e como gostariam que fosse a escola. Anote as respostas e
faça uma proposta para motivar os profissionais da sua escola. Essa proposta
não precisa ser necessariamente colocada em prática. A tarefa tem como objetivo
o exercício da proposição, ou seja, de criarmos uma alternativa para mudar as
coisas. Quem sabe ela venha a se tornar realidade!
5. Gostaria de
propor uma atividade para você: faça uma observação sobre os alunos da sua
escola, de como eles se agrupam e escreva o que acha do comportamento deles.
Depois converse com alguns deles sobre o que acham da escola e como gostariam
que ela fosse. Provavelmente você irá se surpreender com algumas respostas.
6. Gostaríamos
de propor como tarefa que você assista a dois capítulos de qualquer novela do
seu interesse; repare depois como ela influencia nas roupas, no corte de
cabelos e nas gírias das crianças, dos adolescentes e dos adultos em sua volta.
Escreva essas impressões no seu memorial.
7. Faça um
levantamento sobre a participação das famílias na sua escola. Procure saber
qual o interesse dos pais em relação ao que acontece no cotidiano escolar do
seu filho.
Como eles acham
que poderiam participar do dia a dia da escola? E você, o que acha da
participação dos pais na escola? O que fazer para ajudar a melhorar essa articulação?
Pense em alguma estratégia para isso.
Atividades
O que entendo
sobre psicologia? Por que estudar psicologia neste curso? Se sou merendeira, secretária, vigia ou auxiliar de
serviço por que devo estudar psicologia?O que é que a psicologia vai me ajudar
no meu dia a dia?
Pense um pouco:
Como você
trabalha na escola? Quais as tarefas que você desenvolve no seu dia a dia? A
psicologia poderia lhe ajudar a realizar essas tarefas de outro modo? Os
ensinamentos da psicologia poderiam lhe ajudar a ser mais feliz no seu
cotidiano? Faz sentido pensar em aspectos do desenvolvimento dos alunos? E
quanto ao seu próprio desenvolvimento?
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