Caderno 11 – AUDIOVISUAIS:
ARTE, TÉCNICA E LINGUAGEM
O homem sempre se preocupou
em construir artefatos que o auxiliasse a construir uma memória artificial.
Podemos dizer que para guardar pensamentos e ideias foi inventado o caderno e o
lápis, o tipógrafo e as tintas. Para guardar imagens criamos a pintura, depois
a fotografia, o cinema, a televisão, com meios magnéticos e depois digitais.
Parece não haver limites para a criação humana em relação aos audiovisuais.
RESUMO
Unidade 4 - Fotografia,
Cinema e Televisão
Nesta Unidade tratamos dos
elementos básicos constituintes da linguagem audiovisual: a imagem e o som. São
eles que conformam a narrativa, dão relevo a determinados aspectos criando as
inúmeras formas de percepção que essa linguagem permite, como você deve ter
notado, pela leitura e pelos pratiques.
Unidade 5 - Audiovisual e
Educação no Brasil
Nesta Unidade, tivemos a
oportunidade de ver algumas das políticas públicas para o uso do audiovisual na
educação. Em diferentes momentos históricos e políticos o audiovisual esteve
presente nas escolas. Muitas dessas políticas para o uso do audiovisual
permanecem até hoje.
Unidade 6 - Audiovisuais na
Escola
Vimos que a escola pode se
constituir em uma sala de cinema com características peculiares, nela é
possível não somente ver filmes, mas, sobretudo, discuti-los com os mais
diversos objetivos. Além dos filmes sobre escolas e situações escolares, são
muitos os títulos disponíveis para a educação. Aqui também fica o desafio de
produção de imagens pela comunidade escolar. Fazer filmes é também preservar a
história e a memória e, ainda, propor novos rumos para a educação, seja ela com
imagens ou não.
ATIVIDADE
Crie um local adequado para
o visionamento de filmes dentro de sua escola, nos moldes de um cineclube. Faça
uma programação para a apresentação de filmes e debata depois, com os
espectadores. Se possível convide a comunidade vizinha da escola. É um momento
para você experimentar seus conhecimentos sobre audiovisuais na escola e, por
meio dele, aproximar a comunidade da escola.
MESA REDONDA
- A evolução dos meios de comunicações;
- A influência da televisão na personalidade humana;
- Se informar por jornal impresso ainda faz parte da sua vida?
Nenhum comentário:
Postar um comentário