QUERER É PODER

A educação é um direito humano e um caminho para a justiça social e ambiental, e todos nós somos educadores.

quinta-feira, 28 de abril de 2016

MULTIMEIOS DIDÁTICOS continuação - AUDIOVISUAIS

Caderno 11 – AUDIOVISUAIS: ARTE, TÉCNICA E LINGUAGEM

O homem sempre se preocupou em construir artefatos que o auxiliasse a construir uma memória artificial. Podemos dizer que para guardar pensamentos e ideias foi inventado o caderno e o lápis, o tipógrafo e as tintas. Para guardar imagens criamos a pintura, depois a fotografia, o cinema, a televisão, com meios magnéticos e depois digitais. Parece não haver limites para a criação humana em relação aos audiovisuais.

RESUMO

Unidade 4 - Fotografia, Cinema e Televisão
Nesta Unidade tratamos dos elementos básicos constituintes da linguagem audiovisual: a imagem e o som. São eles que conformam a narrativa, dão relevo a determinados aspectos criando as inúmeras formas de percepção que essa linguagem permite, como você deve ter notado, pela leitura e pelos pratiques.

Unidade 5 - Audiovisual e Educação no Brasil
Nesta Unidade, tivemos a oportunidade de ver algumas das políticas públicas para o uso do audiovisual na educação. Em diferentes momentos históricos e políticos o audiovisual esteve presente nas escolas. Muitas dessas políticas para o uso do audiovisual permanecem até hoje.

Unidade 6 - Audiovisuais na Escola
Vimos que a escola pode se constituir em uma sala de cinema com características peculiares, nela é possível não somente ver filmes, mas, sobretudo, discuti-los com os mais diversos objetivos. Além dos filmes sobre escolas e situações escolares, são muitos os títulos disponíveis para a educação. Aqui também fica o desafio de produção de imagens pela comunidade escolar. Fazer filmes é também preservar a história e a memória e, ainda, propor novos rumos para a educação, seja ela com imagens ou não.

ATIVIDADE
Crie um local adequado para o visionamento de filmes dentro de sua escola, nos moldes de um cineclube. Faça uma programação para a apresentação de filmes e debata depois, com os espectadores. Se possível convide a comunidade vizinha da escola. É um momento para você experimentar seus conhecimentos sobre audiovisuais na escola e, por meio dele, aproximar a comunidade da escola.

MESA REDONDA
- A evolução dos meios de comunicações;
 - A influência da televisão na personalidade humana; 
- Se informar por jornal impresso ainda faz parte da sua vida?  


Nenhum comentário:

Postar um comentário