QUERER É PODER

A educação é um direito humano e um caminho para a justiça social e ambiental, e todos nós somos educadores.

sábado, 8 de outubro de 2016

CADERNO 16 - INFORMÁTICA APLICADA ÀS ARTES

Multimeios Didáticos - Caderno 16

Oração


Neste momento da manhã ouvirás a nossa voz ó Senhor.

Pai Celestial, vimos a Ti agradecer por este novo dia.

Obrigado pela noite que passou, pelo sono tranquilo e reparador.

Nesta manhã quereremos louvar Teu nome e pedir que a cada minuto, nos lembre de que nossa vida é muito preciosa e que o dia de hoje Tu nos deste para que nós nos realizemos e sejamos felizes.

Preencha-nos com Teu amor e Tua sabedoria.

Abençoa nosso lar, nosso curso, nosso encontro.

Que nesta manhã tenhamos sempre bons pensamentos, e que de nossas bocas só saia boas palavras, que sejamos bem-sucedidos em nossas ações e aprendamos a fazer a Tua vontade.

Entregamos esta manhã em tuas mãos na certeza que estaremos bem.

Obrigado, Senhor.

Amém.

 Mensagem

Lute sempre pelos os seus sonhos, projetos, ideais, por quem amas; Acredite em Deus, pois sem Ele você não é nada e nada pode fazer; Acredite nas pessoas, mesmo que muitas delas tenham te ferido e se feriu as perdoe, porque todos nós somos eternos aprendizes da vida. Acredite em você, porque não és obra do acaso, antes de você nascer Deus sonhou com você e te fez um ser humano especial e mais do que vencedor. Sonhe, jamais desista dos seus sonhos, pois se Deus te fez sonhar, é porque és capaz de realizar... E sem sonhar você deixaria de viver... Lute sempre e acredite em todas estas coisas. Deus te fez mais do que vencedor e no final disso você verá que não somente existiu na vida, mas a viveu e dirá: - Valeu a pena lutar, perseverar, foi difícil... Mas, olha eu aqui, eu consegui!

PRATIQUE
Prepare uma apresentação em Power Point, escolhendo primeiramente um assunto de seu interesse. Sugerimos que você trabalhe com a ideia de criar uma apresentação para divulgar as normas da escola. O número de slide fica a seu critério também.

Estágio
Ação: Apresentações com slides utilizando texto escrito e imagens; Atividade de fotografia com confecção de vídeo com o uso do movie maker.

RESUMO

UnIDADE 1 -Técnicas Tradicionais da Arte
Nesta primeira unidade, destacamos a partir de algumas características estéticas da arte, as principais técnicas e ferramentas artísticas do passado, que contribuíram para a arte de um modo geral e para o ensino e aprendizado da arte em educação. Esta unidade procurou demonstrar também a importância do domínio da técnica e de seu desenvolvimento ao descrever as artesanais que são os substratos das técnicas modernas mecânicas, eletrônicas e digitais. Procuramos mostrar que, na realização de produtos e fatos culturais, e, em conjunto com a estética de cada época, as técnicas têm tido um papel fundamental, pois sem elas a história da arte seria indescritível. A arte ao longo de toda sua história tem servido para representar
a história, de diferentes sociedades, assim como para retratar personagens, a paisagem, a natureza e o cotidiano. Como você pôde perceber nessa leitura inicial, a escultura, a arquitetura e a pintura sempre buscaram a integração perfeita da arte com a técnica, desde a fase rupestre, passando pelas pirâmides egípcias, pela arte clássica grega e pela arte medieval, com seus incríveis vitrais. As técnicas artesanais antigas - assim como os materiais, as ferramentas e instrumentos - e os processos de criação são fatores que condicionam a forma e a expressão artística e até mesmo o imaginário de quem cria.
UnIDADE 2 - Técnicas de Reprodução Artística
Esta unidade procurou mostrar que, com a invenção da prensa, uma nova estética surgiu direcionada para a comunicação de massa. A invenção da prensa causou uma revolução social e artística, anunciando a reprodução em série de imagens, característica marcante da informática aplicada às artes. A gravura, a fotografia, o cinema e o computador permitiram o surgimento de uma arte urbana e democrática. Buscou-se apresentar, através dos exemplos, que as capacidades técnicas de reprodutibilidade da era industrial transformaram tanto a nossa percepção das obras do passado, quanto os próprios processos de criação artística. Nesse sentido, a unidade destacou que, com as técnicas de impressão, a arte iniciou uma fase fundamentalmente nova (que permitiu a cópia em série a um baixo custo). Mas, foi, sobretudo, a fotografia que deu uma visão técnica de reprodução inédita. Com ela, acelerou-se a taxa de reprodução de imagens. Esta aceleração provocou uma
mudança radical na função do artista também.
UnIDADE 3 - Arte Digital
Nesta unidade, buscamos apresentar a você a história do desenvolvimento dos computadores e o interesse dos artistas e da sociedade pela ferramenta digital que surgia. Em todas as linguagens artísticas, a informática foi incorporada no processo de criação. Isso fez com que novos resultados e padrões estéticos surgissem, como o componente interativo, que proporcionou que o espectador fosse incorporado na experiência estética, como parte indissociável da obra. Outro aspecto muito interessante, resultante da reação entre arte e tecnociência, que buscamos apresentar se refere à ideia de gameficação da arte e da educação em função do videogame, com seus mundos virtuais teleimersivos, personagens inteligentes e interações em espaços cibernéticos como a rede internet, composta com redes
sociais que aproximam distâncias e culturas muito diferentes. As atividades visaram incentivar o trânsito em diferentes meios de produção envolvendo as linguagens artísticas e a informática, fundamentais na formação do técnico, cuja atividade é essencial numa equipe de produção multimídia, audiovisual, ou de design.
Nas próximas unidades, você poderá conhecer melhor as ferramentas digitais para criação de apresentações com imagens e textos. O computador, como novo meio de expressão, é um dos mais usados, atualmente, não só pelos artistas, mas também por educadores, profissionais liberais e cientistas, entre outros.
UnIDADE 4 - Ferramentas de Apresentação de Multimeios para o Sistema Operacional Windows
O conteúdo desta unidade proporcionou a interação entre a teoria e a prática, facilitando o processo de aprendizagem. Dessa forma, você se torna mais apto a criar apresentações artísticas em sua escola utilizando o Power Point e, com o Paint, você pode criar desenhos e trabalhar fotos digitalizadas.
UnIDADE 5 - Br. Office e Gimp
Nesta unidade, aprendemos a usar ferramentas para a criação artística digital de slides e para o desenho e tratamento de fotografias. Vimos como o Power Point pode ser usado para elaboração de apresentações a serem realizadas na escola e como trabalhar com o Paint e o Gimp para a criação de desenhos digitais assim como para o tratamento de fotografias.









 




Nenhum comentário:

Postar um comentário