Este caderno compõe a parte diversificada do curso e ajudará a entender os conceitos de educação financeira e sua aplicação na vida
diária.
Entender que a partir de atitudes simples, mas rotineiras, você poderá aprender a lidar com o dinheiro de forma mais adequada. Agindo conscientemente e assumindo os riscos que uma ação impensada pode trazer para a saúde do seu bolso, da sua família e do seu desenvolvimento profissional.
Com o estudo do tema educação financeira, verão que o passo fundamental para ter uma vida financeira saudável é se organizar economicamente e ter maior controle de gastos, de contas a pagar e a receber, saber quais são suas metas de vida e não esquecer a importância dos investimentos.
Entender que a partir de atitudes simples, mas rotineiras, você poderá aprender a lidar com o dinheiro de forma mais adequada. Agindo conscientemente e assumindo os riscos que uma ação impensada pode trazer para a saúde do seu bolso, da sua família e do seu desenvolvimento profissional.
Com o estudo do tema educação financeira, verão que o passo fundamental para ter uma vida financeira saudável é se organizar economicamente e ter maior controle de gastos, de contas a pagar e a receber, saber quais são suas metas de vida e não esquecer a importância dos investimentos.
Sabe-se que o dinheiro e, sobretudo, a falta dele, afeta bastante o lado emocional das
pessoas que passam a ter problemas de relacionamento e menor produtividade
no trabalho. Por esse motivo, é essencial entender a importância da educação
financeira no contexto dos cursos do Profuncionário, adquirindo e construindo
conhecimento e colocando-os em prática. É importante entender que tudo é
uma questão de disciplina e exercício diário para se chegar aos objetivos.
Atividade em sala.
1. Dividir a turma em
grupos
2. Pedir aos cursistas
para circular em diferentes espaços da escola em pequenos grupo;
2. Peça que façam
anotações do que encontrarem;
3. Ao voltar para o
grande grupo exponham o que observaram
4. Elaborem orientações
para evitar o uso incorreto dos bens públicos, seja ele material.
DINÂMICA PARA FORMAÇÃO
DOS GRUPOS
01. Num primeiro momento distribuir entre todos os participantes uma cópia
do seguinte texto:
Uma velha senhora chamada Renata morava sozinha na mata, num
pequeno bangalô. Um dia, enquanto
dormia, recebeu a visita de um estranho cobrador. Era um homem de cabelo sarará, que empurrou a
porta e, logo que entrou o mais forte que podia ele gritou: "sua dorminhoca, que só gosta de
fofoca, pague logo o que
me deve e não me venha avacalhar, oferecendo boia ou papo barato, que não vou
suportar". A velha senhora pulou da cama com o cabelo ainda emaranhado, calçou o
sapato e, tremulando sem parar, uma
célebre modinha começou a
cantar. Os bichos que
estavam na mata conheciam aquela melodia e logo foram acudir a velha senhora
que morava sozinha.
02. Solicitar que os mesmos leiam o texto, procurando identificar nele o
nome de 15 bichos. Os nomes deverão ser listados num quadro, em plenário. Logo
depois, podemos conversar sobre o sentimento do grupo a executar esta
atividade.
03. Formar 06 grupos com 04 pessoas, cada.
Dentre os bichos do texto foi escolhido os seguintes nomes: pato, gato, boi, galo,
foca e arara. Preparar 06 papeletas com cada nome e sortear entre os
participantes.
04. Durante a distribuição ninguém deverá abrir o papel. O mesmo deverá ser
consultado a um sinal dado por nós.
05. Com o sinal (comando), cada participante abre o papel e circula
pela sala emitindo o som do animal que sorteou.
07. Os grupos, então, deverão ser formados pela identificação dos sons. Não
vale falar: Eu sou do grupo das araras... Quem é arara também? Os grupos, como
recomendado, devem ser agrupados pelos sons. Imagine no que vai dá? Uma
verdadeira orquestra da bicharada.
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