PAUTA
PÓLO:
PEIXE –
Secretaria Municipal de Educação
DATA:
14/05/2016
LOCAL: ESCOLA
MUNICIPAL TANCREDO DE ALMEIDA NEVES
PUBLICO ALVO: PROFISSIONAIS DA ESCOLA
TOTAL DE CURSISTAS – 10
CARGA HORÁRIA: 6 HORAS
TUTORA: ARLETE RIBEIRO
MATUTINO
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Oração
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7:00 às 7:05
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Mensagem
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7:05 às 7:15
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Socialização das pratiques das unid.
Caderno 11
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7:15 às 8h
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Unidades 1 a 7 do Caderno 12 – Biblioteca
Escolar
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8h às 9h
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Intervalo - lanche
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9:00 às 9:15
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Unidades 1 a 7 do Caderno 12 – Biblioteca
Escolar (cont.)
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9:15 às 11h
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Atividades em grupo
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11h às 12h
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Atividades práticas
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12:30h às 13:30
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Orientação sobre o estágio
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13:30 às 14:30
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Atividades para casa: Pratique das
unidades/Memorial - Frequência
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14:30 às 15h
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ORAÇÃO
Que tenhamos força para lutar as batalhas da vida.
Que tenhamos ânimo para jamais desistir.
Que tenhamos esperança para que tudo dê certo.
Que tenhamos Deus para estar à frente de tudo, e fazendo o melhor por
nós.
Bom
dia, Pai de bondade, obrigado porque vigiaste o nosso sono e nos ofereces mais
um acordar
Por
ter nos trazido em paz e que também no conduza de volta sob sua proteção
Ajuda-nos
a viver este dia como instrumento da tua graça, do teu amor e da tua paz, como
portador da tua própria vida, dedicando-te todos os nossos gestos e ações, para
louvor e glória do teu nome.
Abençoe nosso encontro e que
o estudado hoje seja importante para nosso aprendizado e faça
Por maior que seja a dificuldade pela qual esteja passando, não
desanime. Confie, mantendo a fé e a esperança.
Não se esqueça de que Deus não dá uma
cruz mais pesada do que aquela que podemos carregar. Ele dá a lição e as provas
conforme o nível de entendimento e evolução do Espírito.
Nesta escola chamada Terra há alunos
em diversos graus, alguns mais adiantados, outros mais atrasados, mas o mais
importante é que todos estão aprendendo de um jeito ou de outro.
Busquemos compreender as nossas
limitações e as dos outros, sem jamais perder a fé e a esperança.
A fé e a esperança são as vitaminas
essenciais para mantermos a nossa saúde física, emocional e espiritual.
Lembremo-nos de que Jesus está no
leme deste barco da vida, nos guiando e nos amparando em todos os instantes.
ATIVIDADE
EM SALA – em grupo de três
1.
Registre no seu memorial tópicos de informações relevantes que
podem ser úteis à sua comunidade, como os assuntos sobre saúde, educação,
emprego, segurança, legislação, cultura, transporte, turismo, serviços de
emergência etc. Esse exercício o ajudará a pensar nas necessidades da sua
comunidade e nas formas de coletar e divulgar as informações por meio da
biblioteca.
Você pode
começar assim:
Programação
cultural da nossa cidade: na praça (nome) acontecerá a exposição sobre...
A Secretaria
de Saúde está divulgando as campanhas sobre...
2.
Vamos tentar planejar uma atividade a partir da poesia abaixo?
Deixe a sua imaginação fluir. O que a poesia te inspira? Um recital? Um debate?
Uma exposição poética? Esse exercício o ajudará a pensar nas possibilidades que
surgem ao planejar um evento na biblioteca.
Faça um roteiro passo a passo de uma atividade e, se quiser, use o
modelo abaixo:
Nome
da atividade:
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Local:
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Data:
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Horário:
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Público alvo:
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Objetivo:
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Forma de divulgação:
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Recursos materiais necessários:
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Parcerias:
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Programação:
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Amor é pó, e ao pó
voltará;
Pequeníssimas pedras que se juntam
E fazem do caminho leveza
E molduram o balanço dos mares.
Pequeníssimas pedras que se juntam
E fazem do caminho leveza
E molduram o balanço dos mares.
Amor é ajuntamento;
Tão profundo que funde
Duas vidas, dois sonhos
Que faz de um, dois
E de dois, um.
Tão profundo que funde
Duas vidas, dois sonhos
Que faz de um, dois
E de dois, um.
Amor é o vento que
balança
Os cabelos da menina
Torna tudo dança
Tudo que toca rodopia
Os cabelos da menina
Torna tudo dança
Tudo que toca rodopia
Amor é não querer
querendo
Porque de tanto gostar, aprende a amar
E de tanto amar, abre a porta da alma
Para cear com ele, sem pressa.
Porque de tanto gostar, aprende a amar
E de tanto amar, abre a porta da alma
Para cear com ele, sem pressa.
Não há cadeado que
resista
À alvorada do amor.
À alvorada do amor.
3.
A moça triste
Eu a encontro todos os dias. No ponto de ônibus.
Nunca conversarmos. Mas me chama a atenção seu jeito triste. Sempre com um fone
nos ouvidos. Sempre com um cigarro na boca. Nunca ri. Nunca fala com ninguém.
Não tem amigos. Pelo menos é o que eu percebo nos cinco minutos que a vejo
todos os dias no ponto de ônibus.
A moça triste talvez não seja triste. Talvez esteja apenas cansada.
Talvez não goste de falar nem sorrir logo após acordar. Talvez ela seja feliz,
muito feliz. Mas meus olhos a veem daquele jeito, e isso me faz pensar em como
a tristeza está presente em nós. Em mim.
A moça triste é a metáfora para meu coração. Ela me lembra que minha
tristeza anda comigo, mesmo sabendo que o que me faz caminhar seja a alegria.
A moça triste fuma para sentir um pouco de satisfação em algo. Mas isso
só denuncia seu vazio, sua solidão. Talvez seja daí que venha sua tristeza: do
desamparo, da rejeição por ser pobre, negra e mulher. Talvez.
A moça triste não ouve os sons do mundo. Ela está sempre com o fone nos
ouvidos. Talvez ouça músicas alegres para espantar os pensamentos tristes que
insistem em lembrá-la o enfado do dia a dia. Mas talvez goste simplesmente de
esquecer que a realidade emite sons desagradáveis. Talvez ela queira apenas
fugir no barulho de um rádio ou em uma canção que a faça acreditar que a vida
será melhor, que ela ainda vai encontrar seu amor.
A moça triste continua sentada no banco do ponto de ônibus. Eu entro no
carro que me levará ao trabalho. Não há despedidas. Eu sei que a encontrarei no
próximo dia. Sem o sorriso que nunca vem e com a tristeza que a acompanha.
Ao ler este texto você vivenciou cada cena?
A leitura torna-se completa quando o leitor é capaz de viver o
texto, dialogar com as palavras impressas, quando ele consegue entrar no
imaginário do autor refazendo o percurso da criação. Todo bom leitor, de certa
forma, é um coautor, pois recria o texto de acordo com suas vivências.
Quando a leitura acontece de verdade, ela é
capaz de nos transportar a outros lugares, situações, tempos passados e
futuros. Isso mesmo: ler é viajar sem sair do lugar. É uma aventura do
espírito, algo que mergulhamos e até nos esquecemos do momento presente.
SUGESTÃO
DE ATIVIDADES DA BIBLIOTECA
A
Biblioteca é uma espécie de prolongamento da sala de aula e de outros espaços
educacionais. Lá, os estudantes podem participar de rodas de leitura de livros,
ler jornais e revistas, fazer a leitura e releituras.
Atividades — Na biblioteca podem ser realizadas palestras; oficinas;
mostras de filmes e de vídeos sobre temas diversos, como direitos humanos,
sustentabilidade ambiental, cidadania, ações antidrogas, questões de gênero,
alimentação saudável; saraus literários; datas históricas e religiosas. Os
estudantes devem ter acesso livre, nos intervalos das aulas, e podem pegar, ao
longo do mês, quantos livros emprestados quiserem.
Em
datas históricas, durante a semana cultural da escola ou quando é necessário
fazer a divulgação de livros ou de material pedagógico, pode ser utilizado o
espaço da biblioteca para organização de exposições. Ela também pode abrigar a
realização de atividades interdisciplinares, como música, circo, teatro e
dança, com a participação de diversos professores.
Portanto fique atento a essas dicas que podem
fazer da biblioteca um espaço interativo:
• Programe
atividades de acordo com o calendário cultural da escola.
• Observe
o perfil cultural da comunidade escolar e proponha eventos que agrade seu
público.
Atente
para a qualidade do evento e a sua relação com a leitura.
• Fique
de olho no tempo de duração das atividades, que não poderá ser extensa e deverá
obedecer a um cronograma preestabelecido para não prejudicar o funcionamento da
biblioteca.
• Observe
se o horário está adequado ao tipo de proposta de atividade.
• Verifique
com os participantes se a frequência da atividade oferecida está atendendo as
expectativas.
• Faça
um Check-list para verificar se estão disponíveis os recursos para realização
do evento como mesa, cadeira, microfone, TV, vídeo etc.
• Cuide
de fazer uma boa divulgação da atividade, pois sem público o seu trabalho
estará perdido.
Hora do conto ou contação de história – tem por
finalidade seduzir o ouvinte sobre o texto do livro. Geralmente é realizada por
meio de uma leitura dramatizada.
Porcelana fria ou biscuit – parte-se da
confecção de personagens retirados da literatura, usando as técnicas de massa
de modelar produzida a partir da mistura de amido de milho, cola branca,
conservantes e tintas coloridas.
• Saraus
literários – são eventos que podem utilizar a música e a leitura dramática de
poesias, tendo como temática os centenários de nascimento ou de morte dos
poetas, datas comemorativas, entre outros.
• Origami
– é uma arte milenar de dobradura em papel muito apreciada por jovens e
adolescentes. A atividade pode ser relacionada à confecção de personagens da
literatura ou como peças para contação de histórias.
• Apresentação
teatral – tem por finalidade a representação por meio da arte cênica dos textos
literários.
• Encontro
com o escritor – são oficinas com leituras das obras, com o objetivo de
preparar o leitor para um encontro como escritor.
• Debate
de ideias – é um encontro para discutir assuntos variados a partir da leitura
de um texto, exposições, apresentações de filmes, imagens etc.
• Oficina
de Bonecos – está voltada para a confecção e manipulação de bonecos com a
finalidade de contar histórias. Para fazer os bonecos, podem-se utilizar
diferentes tipos de materiais recicláveis que a própria criança pode trazer de
casa despertando nela a consciência ambiental.
• Oficina
de Máscaras – consiste na confecção de máscaras teatrais e folclóricas, que
podem ser usadas na contação de histórias ou na representação de artes cênicas.
• Concurso
de poesia ou redação - é uma forma de incentivar a escrita por meio de
premiações.
Palestras e seminários educativos – são
apresentações que oferecem informações a respeito de um assunto ou temas
atuais. Por exemplo: DST/Aids, uso indevido de drogas, gravidez na
adolescência, “bullying” etc.
Atente-se para a divulgação das atividades,
serviços e produtos da biblioteca! Ela precisa se transformar num ponto de
referência para a comunidade.
Alguns projetos e atividades
podem ser desenvolvidos na biblioteca, tais como:
1. Atividades
para alunos em aulas vagas
2. Brincadeiras
envolvendo palavras (vocabulário)
3. Conversas
com alunos sobre livros lidos
4. Projeto
jogos na biblioteca (raciocínio)
5. Proposta
de escrever textos para confecção de livro
6. Visita
virtual à escritores (sitios)
7. Confecção
de enfeites para decoração de Natal
8. Confecção
de mural com desenhos dos alunos, produções.
9. Criação
de jornal Mural
10. Projeto
Recreio com Leitura
11. Projeto
Crônicas e Poesias
12. RODA
DA LEITURA - Todos os alunos, sentados em forma de círculo, para a realização
da leitura do dia;
13. VENDER
O LIVRO - Todos os alunos, após a leitura do livro, um por vez, farão a
apresentação do livro lido. Deverão, no seu momento, convencer aos demais que o
livro é bom;
14. DRAMATIZAÇÃO
DO LIVRO - O professor deverá sugerir 03 (três livros para os alunos
escolherem) Após, realizará a leitura e o desenvolvimento teatral do texto,
envolvendo-os na história e na dramatização;
15. PROPAGANDA
DO LIVRO - O aluno fará o papel do autor para promover a propaganda do livro,
porém, não poderá contar o final do mesmo;
16. CAIXINHA
DE LEITURA - O professor selecionará algumas frases, parágrafos curtos, textos
e outros, colocando-os em uma “caixa”. No momento reservado à leitura, cada
aluno retirará da caixinha-surpresa o que deverá ler no dia;
17. PALANQUINHO
- Ao término da leitura, o aluno subirá no palanquinho para falar que parte do
livro gostou mais. Ele torna-se o centro das atenções;
18. CONTADOR
DE HISTÓRIA - No momento integração do “curtindo as leituras”, o zelador, o
pai, a coordenadora e outros mais, serão convidados para contar uma história;
19. ALÔ
LEITURA - O professor dividirá a turma em grupos de 2 a dois (dois a dois), que
simularão uma ligação telefônica para contar ao amigo o livro que escolheu e o
que mais lhe chamou a atenção ao tê-lo;
20. PAINEL
DE LEITURA - Cada aluno escreverá uma frase que identifique o livro por ele
lido. Essa frase vai para o painel, destacando a leitura realizada no dia;
21. SELF-SERVICE
- Enfeitar uma cadeira para colocá-la em frente aos demais alunos e assim, o
alunos escolhidos, falará sobre o livro lido;
22. GIRA-GIRA
DO LIVRO - Cada aluno lerá uma página do livro, e ao final, todos terão
participado;
23. MÚSICA
NA LEITURA - “Curtindo as leituras” é o momento onde se escolhe uma música para
trabalhar; a letra, a melodia e a interpretação... é um instante descontraído e
diferente;
24. FEIRA
DO LIVRO – Promover uma feira de exposição de livros lidos pelos seus alunos.
Convidar as turmas para que, durante o evento, possam apreciar as apresentações
dos livros. Cada aluno apresentará 03 (três livros na exposição);
25. TROCA-TROCA
NA LEITURA - Após a realização da leitura, dividir a turma em grupos de 02
(dois a dois) ou 03 (três a três), para que, troquem experiências sobre os
livros lidos – cada um no grupo fala do livro que leu;
26. TEATRO
NA LEITURA - Lido o livro escolhido, o aluno apresentará o conteúdo da história
através de teatro de vara, fantoches, dobraduras e outros;
27. RECONTANDO
A HISTÓRIA - Momento em que cada aluno terá a oportunidade de recontar uma
história, uma fenda, “causo” ou fato real;
28. TEXTOTECA
- É quando se coloca à disposição dos alunos, textos diversos para leitura;
29. REPÓRTER
DA LEITURA - Escolher um aluno para ser o repórter. As perguntas deverão ser
direcionadas para o questionamento pelo entrevistado;
30. PERSONAGEM
DA HISTÓRIA - Realizada a leitura do dia, o aluno deverá comentar os
personagens que mais se destacaram na história em questão;
31. CADERNO
DE LEITURA - Sortear um aluno para trazer um texto que será lido naquele dia;
32. MURAL
DE TEXTOS - Pedir aos alunos que tragam de casa textos variados, que deverão
ficar afixados em mural para que todos leiam.
33. LIVRO
DA BIBLIOTECA - feito com as historias, crônicas e poesias escritas pelos
alunos, ex-alunos e professores.
Fonte: Caderno 11 e internet
PRATIQUES
1. Pense na sua atuação no Projeto Político Pedagógico
da sua escola. Quais ações você já sugeriu ou pode sugerir para a melhoria da
biblioteca da sua escola? Um pequeno planejamento pode ajudar a ordenar as suas
ideias. Comece pontuando sobre a estrutura física: faltam cadeiras, mesas,
estante, pintura? O que mais? Depois,
relacione ações relativas à organização do espaço. Os livros estão bem
acomodados? Há espaço entre as estantes para a movimentação das pessoas?
Este exercício pode ajudá-lo a ter uma visão
geral da biblioteca e suscitar ideias sobre propostas para você iniciar um
planejamento que se integre ao Projeto Político Pedagógico da escola.
2. Você já iniciou o seu planejamento. Agora algumas
informações podem ser acrescentadas. Reveja o que escreveu no pratique anterior
e complete com o que for necessário. Para facilitar, faça um roteiro como o
modelo abaixo, adicionando ou retirando informações. Lembre-se: nas unidades
seguintes novos itens serão acrescentados. Esse roteiro servirá para que você faça
uma avaliação da sua biblioteca, com vistas a elaborar o planejamento que
poderá fazer parte do Projeto Político Pedagógico da sua escola.
1.Estrutura física
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Pintura:
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Piso:
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Iluminação:
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Circulação:
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Acesso às pessoas com necessidades especiais:
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2. Mobiliário
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Quantidade de cadeiras
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mesas
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estantes
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Tipo de material utilizado na fabricação do
mobiliário:
|
||
Adequação do mobiliário ao público atendido:
|
||
3. Sinalização
|
||
Externa:
|
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Interna:
|
||
4. Horário de funcionamento
|
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Abertura:
|
||
Encerramento:
|
3. Como você viu, é preciso cuidar do espaço físico da
biblioteca. A cor da pintura da parede, a entrada de luz natural, o tipo de
material usado no piso, o uso de lâmpadas fluorescentes, mesas grandes e
pequenas, placas de sinalização, o horário de funcionamento... A observação de todos estes aspectos pode
favorecer para que o espaço da biblioteca escolar seja adequado e agradável aos
frequentadores. Nem sempre a escola tem condições de atender a todas essas
demandas, mas você, sabendo que elas são necessárias, poderá contribuir para a
conscientização da comunidade, de forma que juntos busquem as possíveis
soluções e recursos com criatividade.
Chegou a hora de acrescentar o item 5 no seu
roteiro iniciado nos Pratique anteriores. Para isso, é necessário que você faça
um inventário das necessidades de acervo para a biblioteca. Isto é, verificar o
que é preciso atualizar no seu acervo, seja para adquirir novos itens,
selecionar o que deve ser desbastado ou descartado. Vamos lá, pense em quais
livros você considera que devem ser desbastados ou descartados. Lembre-se que o
acervo deve atender a sua comunidade escolar, por isso é bom saber junto aos
professores quais as prioridades; se há carência, por exemplo, em livros de
Literatura, dicionários, periódicos, filmes etc. Veja como essas necessidades
podem ser acrescentadas ao seu roteiro:
5. Acervo
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Quantidade de: livros
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Revista
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Jornais
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Gibi
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CDs
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DVDs
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Enciclopédia
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Outros
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Local e condições de armazenamento:
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|||||||
Acervo a ser adquirido:
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Acervo a ser desbastado ou descartado:
|
4. É muito importante saber as preferências de leitura
da nossa comunidade. Por isso, faça uma pequena pesquisa com o objetivo de
coletar dados sobre o que as pessoas gostariam de ler ou quais livros gostariam
de encontrar na biblioteca. Pesquise ainda, sobre a frequência de leitura, data
em que leu o último livro; nome do livro lido; nome do autor e assunto.
Registre todas as informações no seu memorial. Você pode fazer um roteiro
simples de pesquisa, imprimir e pedir para algumas pessoas que o respondam. Veja
o modelo, mas lembre-se de adaptar as informações e a linguagem das perguntas
de acordo com a sua comunidade:
Nome
(opcional):_______________________________________
Sou:
( )
aluno ( ) professor ( )
funcionário educador ( ) pai, mãe ou irmão de aluno ( )
voluntário ( ) moro perto da escola (
) outro ________________
Tenho interesse por:
( )
Gibis (
) Livros de histórias infantis
( ) Livros de aventuras ( )
Livros de humor ( ) Livros de suspense (
) Crônicas (
) Romances ( ) Poesias
( ) Artes ( )
Religião ( ) Informações sobre esporte ( )
Informações sobre políticas ( ) Jornais
( ) Revistas (
) outro: _______________
A minha última experiência de leitura foi:
( ) nos
últimos quinze dias ( ) nos mês
passado ( ) há três meses atrás ( )
há seis meses atrás ( ) há um ano atrás ( )
não me lembro
O último livro que li foi:
______________________________________________________________________
O livro de que mais gostei de ler foi: _______________________________________________________
Um autor ou uma autora que admiro é: ___________________________________________________
5. Vamos organizar um roteiro de planejamento para a
hora do conto? Veja o modelo que usamos no Pratique na unidade 6, sobre eventos
culturais, e faça as alterações necessárias.
Escolha um livro infantil e se possível coloque o planejamento em
prática. Convide a plateia, por meio de um convide atrativo e execute dentro
das orientações aqui discutidas. Essa atividade é importante para avaliar as
suas habilidades como contador de histórias e exercitar a escrita do
planejamento. A experiência deve ajudá-lo, sobretudo, a sentir como os eventos
podem atrair os alunos e a comunidade para a biblioteca.
RESUMO
UNIDADE 1 - Breve Histórico da Escrita, da Leitura e do Livro
Nesta unidade foi
discutido a evolução da linguagem escrita. Foi possível aprender um pouco mais
sobre a escrita cuneiforme, hieroglífica, pictográfica e alfabética até chegar
à tecnologia LIVRO, que hoje temos à mão com muita facilidade. Toda essa história possibilitou-nos refletir
sobre o processo de desenvolvimento das nossas relações por meio do texto
escrito. Esses conhecimentos são bem importantes para o profissional que cuida
da biblioteca escolar e contribui para a educação na escola.
UNIDADE 2 - O que é uma Biblioteca?
A escola que não proporciona aos alunos o contato com a leitura,
não ensina a ler de fato, pois leitura não é apenas a decifração das letras,
mas a interpretação do texto. A
responsabilidade de ensinar os alunos a ler não pode ser delegada somente ao
professor, esse deve ser um compromisso de todos que trabalham na escola. Uma
grande força-tarefa deve ser formada para transformar a biblioteca em um espaço
ativo para melhorar os índices de leitura. Este é um bom motivo para envolver
todos os profissionais de educação em atividades como: hora do conto, contação
de histórias, representação teatral, jornada pedagógica, concursos literários,
recitais poéticos etc.
Esta unidade nos traz que a biblioteca não é apenas o espaço
para guardar livros. Existem diversos tipos de bibliotecas para atender a
diferentes necessidades. Existem as bibliotecas destinadas a atender desde o
público infantil até aos estudantes universitários. Temos as bibliotecas que
atendem apenas um grupo especial de profissionais e a biblioteca pública e
nacional, que atendem pessoas com interesses variados. Especialmente,
conversamos sobre a biblioteca escolar. Acreditamos que você, profissional da
educação, ao participar do projeto pedagógico da escola, terá a oportunidade de
sugerir e implementar atividades na biblioteca. Isso fará de você uma pessoa mais
integrada com a equipe escolar.
UNIDADE 3 - Organização da Biblioteca Escolar
É preciso cuidar do espaço físico da biblioteca. A cor da
pintura da parede, a entrada de luz natural, o tipo de material usado no piso,
o uso de lâmpadas fluorescentes, mesas grandes e pequenas, placas de
sinalização, o horário de funcionamento...
A observação de todos estes aspectos pode favorecer para que o espaço da
biblioteca escolar seja adequado e agradável aos frequentadores. Nem sempre a
escola tem condições de atender a todas essas demandas, mas você, sabendo que
elas são necessárias, poderá contribuir para a conscientização da comunidade,
de forma que juntos busquem as possíveis soluções e recursos com criatividade.
UNIDADE 4 - Formação e Desenvolvimento do Acervo
Esta unidade nos ajuda a refletir sobre a formação e
desenvolvimento do acervo. Agora é possível pensar em melhorar a qualidade e a
quantidade do acervo da biblioteca levando em conta o armazenamento, seleção,
aquisição, desbaste e descarte. Aprendemos que de nada adianta ter belos livros
na estante se não interessantes nem necessários à comunidade escolar.
UNIDADE 5 - Organização do Acervo
Nesta unidade se pode aprender sobre a importância em
organizar o acervo da biblioteca. Cada item do acervo deve ter o seu lugar e as
coleções devem ser nomeadas corretamente para que seja mais fácil organizá-las.
O livro tem várias partes e cada uma tem uma função. Quanto às partes pré-textual,
textual e pós-textual, você deve ter observado por meio dos Pratique, que nem
todos os livros possuem as partes citadas no texto e que isso não é regra
obrigatória na editoração. Por fim, apresentamos as dicas de identificação,
registro e organização do livro na estante por assunto e nome do autor, para
que você possa fazer uso dessas informações na organização da biblioteca
escolar.
UNIDADE 6 - Dinamização da Biblioteca Escolar
Na biblioteca é possível oferecer cursos de extensão,
oficinas literárias e de literatura, hora do conto, sarau literário, exposições
artísticas, apresentações teatrais, musicais e demais eventos. Essas atividades
fazem parte da dinamização da biblioteca.
Vimos nesta unidade à importância dos serviços de informação
e algumas dicas de organização de eventos culturais. Você percebeu que na biblioteca há muito
trabalho! Por isso, todas as atividades precisam estar em sintonia com o
Projeto Político Pedagógico da escola, como já foi dito. Insistimos neste
assunto, pois é preciso conscientizar a comunidade de que a biblioteca é
participativa e atuante na formação de todos que a frequentam. Portanto,
precisa ser fortalecida em suas ações, e isso depende do sentimento de
pertencimento dos alunos, educadores, pais, parceiros e demais pessoas da
comunidade.
UNIDADE 7 - Mediação de Leitura
Chega-se ao fim desta unidade com muitas informações
importantes para a prática do mediador de leitura. Primeiro discutimos sobre o
que é leitura e o quanto ela é importante na construção do saber. Depois
refletimos sobre o papel e o perfil do mediador de leitura. Ufa! Quanta
responsabilidade! Mas também quão prazeroso é pensar que podemos ser agentes no
fomento da leitura e contribuidores na formação de muitas pessoas! Conversamos sobre o leitor infantil,
infanto-juvenil e adulto. Sobre quais atividades podemos oferecer a eles e como
planejá-las. Destacamos a hora do conto e a roda de leitura, atividades
importantíssimas em qualquer biblioteca. Esperamos que você possa colocar em
prática todo esse aprendizado!
A leitura é construída e depende de vários fatores como
formação, oportunidade, acesso e incentivo.
A biblioteca escolar precisa ter um mínimo de atividades
dinamizadoras de leitura para atrair a comunidade local; que garantir a
formação de leitores não significa apenas disponibilizar acervo atualizado e
espaço físico adequado. É preciso dispor de um conjunto de ações voltadas para
o incentivo das práticas leitoras.
Com o estudo deste caderno você já tem as principais
informações que favorecem sua atuação no trabalho de organização e dinamização
da biblioteca. A sua iniciativa em promover a leitura pode contribuir para
elevar a qualidade do ensino da escola.
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