QUERER É PODER

A educação é um direito humano e um caminho para a justiça social e ambiental, e todos nós somos educadores.

sábado, 18 de junho de 2016

Multimeios Didáticos



ESTADO DO TOCANTINS

PREFEITURA MUNICIPAL DE PEIXE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PAUTA DO 30º e 31º ENCONTRO PRESENCIAL – PROFUNCIONÁRIO –
5ª EDIÇÃO
PÓLO: PEIXE – Secretaria Municipal de Educação
DATA: 18/06/2016
LOCAL: ESCOLA MUNICIPAL TANCREDO DE ALMEIDA NEVES
PUBLICO ALVO: PROFISSIONAIS DA ESCOLA
TOTAL DE CURSISTAS – 10
CARGA HORÁRIA: 6 HORAS
TUTORA: ARLETE RIBEIRO

                         MATUTINO

              Horário
Oração
7:00 às 7:05
Mensagem
7:05 às 7:15
Socialização das pratiques das unid. Caderno 12
7:15 às 8h
Unidades 1 a 6 do Caderno 13 – Oficinas Culturais
8h às 9h
Intervalo - lanche
9:00 às 9:15
Unidades 1 a 6 do Caderno 13 – Oficinas Culturais (cont.)
9:15 às 11h
Atividades em grupo
11h às 12h
Atividades práticas
12:30h às 13:30
Orientação sobre o estágio
13:30 às 14:30
Atividades para casa: Pratique das unidades/Memorial - Frequência
14:30 às 15h

"O ponto de partida de qualquer conquista é o desejo" – Napoleon Hill



 “Deus, dai-nos toda a força e poder, dai-nos hoje segurança do teu amor e a certeza de que estás conosco.
Pedimos-te ajuda e proteção para o dia de hoje, porque precisamos de tua assistência e de tua misericórdia.
Tire de cada um de nós o medo que nos invade, livre-nos da dúvida que nos perturba.
Esclareça o nosso espírito abatido com a luz que iluminou o caminho do teu divino filho Jesus Cristo, aqui na terra.
Que possamos, Senhor, perceber toda a tua grandeza e a tua presença em nós.
Sopre o teu espírito dentro de nossa alma para que sintamos o nosso interior fortalecido com a tua presença, minuto a minuto, hora a hora, dia após dia.
Que sintamos a tua voz dentro de nós, ao nosso redor e em nossas decisões. Que percebamos qual a tua vontade.
Que possamos sentir o teu maravilhoso poder através da força, da oração e com este poder, nossa pessoa seja atingida pelo milagre que podes realizar a nosso favor, suavizando os nossos problemas, acalmando o nosso espírito, aumentando a nossa fé.
Não nos abandones ó Pai. Abençoe nosso encontro e o que podemos tirar dele.
Oh! Senhor Jesus, fique conosco para que não nos desesperemos e nem te esqueçamos.
Levante o nosso espírito quando o encontrares abatido.
Ajude-nos a seguir-te sem vacilar e sem olhar para trás. Motive-nos ao aprendizado.
Entregamos-te neste dia toda nossa vida e a vida de toda nossa família.
Livra-nos de todo mal que possa estar dirigido a nós, ainda que seja por milagre, sabemos Senhor, que vai nos atender porque nos amas e nos escutas amorosamente.
Agradecemos-te, meu Deus e meu Pai e te suplicamos sua compaixão!
Dai-nos o poder de aceitar acima de tudo, que se cumpra em nós a tua vontade e não a nossa.
Que assim seja, AMEM!”


Alegre-se todos os dias, porque o dia amanheceu exatamente assim: com chuva ou com sol, com vento ou calor... Alegre-se por você ser exatamente como é: gordinho ou magrinho, feio ou bonito... Alegre-se por ter exatamente esta vida que tem para viver. Ela traz, em si, tudo o que você necessita. Alegre-se por ter a capacidade de compreender tudo isso.
Pare de agir, como se tudo o que fizesse estivesse errado! Esqueça-se da frase "Um dia eu chego lá..." Já chegou! Está onde está e o que será amanhã depende do como vive o seu agora.
A alegria de viver diviniza todos os seus atos. Semeia no coração a gratidão e o afeto, estas forças vivas que alimentam o caráter e o tornam rijo. A alegria traz a força. Quem vive feliz com o que é e tem, não precisa suportar as dores com valentia. Não as vê assim, mas como possibilidades... E quanto mais abertos à multiplicidade de experiências que a vida oferece, mais suscetíveis nos tornamos às transformações internas.
Por isso, alegrem-se... Dissolvam tudo aquilo que os impede de crescer e ver-se-ão com o coração leve, transformados em paz e louvor.
Muita alegria a todos.

        Atividades em sala
1.       A cultura de massa é benéfica ou é prejudicial? Por quê?
2.       Você já viu que o Brasil é rico em danças, folguedos, brincadeiras de roda e cirandas. Sua escola procura resgatar esta cultura?
3.       Provavelmente, quando for pensar em algumas atividades culturais para a sua escola, de repente você opte por falar sobre as tradicionais danças regionais. Pensando nisso, propomos a você pesquisar a origem das danças, como o carimbó, a jacundá, o lundu e o siriri.  O resultado desta investigação trará a você uma série de informações que podem enriquecer o seu trabalho, tais como: tipos de instrumentos, melodia, vestuário, organização, preparação e decoração do evento. Registre tudo no seu memorial.
4.       Pesquise sobre as vaquejadas, o maracatu, os reisados e o bumba-meu-boi. Você vai descobrir muita riqueza na história de cada festa folclórica nordestina e assim  ampliará o seu conhecimento. Para ser mais rápido, você pode pesquisar em sites da internet, colocando as palavras- chaves: “manifestações culturais brasileiras”. Caso não encontre, coloque palavra por palavra. Registre as informações colhidas no memorial.

Planejamento de uma oficina cultural
Alguns aspectos do planejamento de uma oficina cultural merecem atenção especial e constar no projeto político e pedagógico da escola. Veja alguns cuidados que devem ser considerados:
• ter em vista o perfil cultural da comunidade escolar;
• elaborar um calendário cultural que poderá ser mensal, semestral ou anual;
• preparar o evento a fim de garantir sua qualidade e valor educativo;
• estabelecer tempo para a duração do evento de forma que ele não prejudique as outras atividades escolares;
• adequar os horários da oficina cultural às atividades que serão desenvolvidas (um evento de arte infantil, por exemplo, não deve ser promovido em horário noturno, enquanto outro que tenha os pais de alunos como convidados pode ser realizado à noite);
• evitar a frequência ou a repetição de uma mesma atividade para que não se perca o interesse da comunidade escolar; e
• promover uma boa divulgação da oficina cultural por meio de cartazes, convites especiais, mídia em geral e, principalmente, contatar as pessoas mais interessadas no evento.
Ao elaborar um planejamento, é fundamental levar em conta as seguintes perguntas: para quem? Com quem? Em que tempo? Quais as atividades a serem desenvolvidas? Que resultados queremos alcançar?

PRATIQUES

1.       O patrimônio cultural nos identifica enquanto grupo social, portanto para ampliar o seu conhecimento, relacione em duas colunas os patrimônios materiais e imateriais que fazem parte da sua cultura local ou regional. Procure identificar as manifestações culturais que estão presentes no jeito de ser e de viver da comunidade local, nos costumes, nas tradições. Este exercício lhe trará informações importantes para auxiliar na sua atuação futura como técnico em educação.  Anote todos os resultados em seu memorial.
PATRIMÔNIO MATERIAL
PATRIMÔNIO IMATERIAL



















2.       A cultura popular manifesta a identidade de um povo. Você poderia descrever algumas atividades culturais mais predominantes em sua região? Quais são as instituições culturais (igrejas, escolas, clubes etc.), quem são os agentes promotores de cultura, isto é, as pessoas mais conhecidas que produzem e fomentam a arte e a cultura em sua cidade e nos municípios vizinhos? As respostas obtidas com esta pesquisa  o ajudarão a fazer um mapeamento das atividades e agentes existentes na sua cidade, para que, quando for planejar suas ações na escola, você possa usar essas informações. Portanto, anote tudo em seu memorial.
3.       Para sedimentar sua aprendizagem, em seu memorial, faça um quadro comparativo das características da cultura “erudita”, da cultura “popular” e da cultura “de massa”, conforme apresentadas anteriormente. Você também poderá pesquisar em outras fontes, para ampliar sua percepção sobre as diferenças e relações entre esses diferentes tipos de cultura. Além disso, com base nessa comparação, você terá condições de entender o valor de cada uma na educação escolar, na medida em que poderá valorizá-las diferentemente nas propostas pedagógicas, já que manifestam diferentes perspectivas sobre a educação.
4.       São vastas as manifestações culturais das regiões brasileiras, a diversidade de nosso povo. Objetivando aprimorar seu aprendizado, faça uma pesquisa sobre a cultura local da sua região citando: as festividades religiosas e culturais como as danças, a música, os ritmos, os rituais, o artesanato, a culinária, dentre outros que você considerar importante e que constituem um marco local. Registre tudo em seu memorial, pois essas informações são muito importantes para o planejamento de oficinas culturais.
5.       Como você poderia atrair os alunos e demais participantes da comunidade escolar por meio de um convite? Esse exercício para atrair o público tem como finalidade garantir o sucesso do seu evento. Para um bom resultado da ação, planeje o tipo de atividade que irá proporcionar e promova a sua divulgação, por meio de um convite, seja pessoal ou geral. Registre no seu memorial os resultados.
6.       Escolha uma das atividades proposta no caderno e desenvolva na sua escola. Prepare então sua proposta. Organize-a de modo a facilitar a sua execução. Comece elaborando um projeto no qual conste os seguintes itens: o nome da atividade, os objetivos, as estratégias a serem utilizadas, a clientela que pretende atender, o local, a data, o horário, os resultados esperados, os recursos materiais necessários, a divulgação, dentre outros itens fundamentais ao desenvolvimento da sua oficina. Não se esqueça de considerar as informações que você obteve, por meio de outros pratiques, sobre os interesses culturais da comunidade escolar. Elaborado o projeto, trate de validá-lo, junto à direção da escola ou à coordenação, para que possa integrá-lo às atividades educativas escolares. Depois da atividade, relate os resultados obtidos e analise os pontos positivos e negativos, para aprender com eles.
7.    Toda escola tem uma história, vamos resgatar essa história e torná-la pública?

RESUMO
Unidade 1– Cultura Brasileira
Ao concluir essa unidade, você deve ter compreendido que desde os momentos mais remotos da história da humanidade, a cultura sempre esteve presente na vida do homem, seja pela forma de se expressar, seja pela forma de compreender o mundo e de se relacionar com ele.  Deve ter entendido ainda que, por mais tradicionais e arcaicos que sejam, os povos possuem sua própria cultura, cujos conhecimentos adquiridos são passados às gerações  seguintes por meio de uma memória coletiva resultante de toda uma experiência anterior. Assim, vão preservando e transformando suas tradições, crenças e valores.  Essa relação com a cultura permite ao homem a capacidade de produzir uma infinidade de bens materiais e imateriais que formam um patrimônio que nos identifica como pertencentes a uma nação ou a grupo social.  Dessa forma, podemos dizer que a cultura é um processo acumulativo de saberes, é a herança histórica e social da humanidade. 
Você viu ainda que não vivemos em uma sociedade homogênea e que há diferenças entre as culturas. Essas diferenças dependem da posição social de cada grupo cujas particularidades estão expressas na cultura erudita, privilegiada pelos meios acadêmicos e pela elite; na cultura popular que  se contrapõe à cultura erudita, classificada como não oficial, subalterna, inculta, baseada em valores práticos e originais que dão sentido à existência e que está associada ao povo por meio da dança, da música, da religião dentre outros; e na cultura de massa que teve impulso a partir do desenvolvimento industrial com a variedade de produtos nos setores da moda, do cinema, dos esportes, da mídia em geral, da dança, da literatura, da música, dentre outros e que, segundo Fernandes (2010), acaba submetendo as demais culturas a um projeto comum.
  Unidade 2 – Breve Histórico da Formação Cultural do Brasil
Nesta unidade, você pôde conhecer um pouco sobre os movimentos artísticos culturais do nosso país como o arcadismo, o barroco, o romantismo e o modernismo, que marcaram fortemente a nossa cultura. Pôde compreender também que no inicio do século XX o setor cultural teve grande expressão social.
Nesse período, a produção industrial no Brasil, o crescimento econômico, as grandes transformações sociais e o convívio com as diferentes culturas favoreceram o surgimento do movimento modernista que visava renovar o ambiente cultural e artístico brasileiro preservando o nosso caráter nacional.
Ficou evidente no estudo desta unidade que a cultura adquire formas diversas através do tempo e do espaço e que está ligada ao contexto sócio-histórico. O pluralismo cultural é propício aos intercâmbios culturais e isso é bem presente nos dias atuais, o que você pode observar com os movimentos culturais estudados, que nos mostraram que eles serviram para fortalecer ainda mais a nossa identidade cultural, uma mistura de culturas influenciadas pelos diversos povos que vieram habitar nossas terras. Essas influências proporcionadas pelos movimentos culturais contribuíram para caracterizar a nossa sociedade não só nas artes e nas letras, mas no nosso modo de vida, nos nossos sistemas de valores e nossas tradições.
  Unidade 3 – A Identidade Cultural e as Relações Étnico-raciais no Brasil
Nesta unidade, falamos de identidade cultural e das relações étnico-raciais. Você deve ter compreendido, com o estudo, que a identidade cultural tem a ver com o estilo de vida próprio de um grupo social do qual, indivíduos recebem influências quanto a valores, arte, religiosidade, conhecimentos, práticas sociais, entre outras coisas. Neste sentido, cada grupo social elabora sua cultura e recebe a influência de outras culturas. Portanto, insistimos que “não há sociedade sem cultura, do mesmo modo que não existe ser humano destituído de cultura”.
Todas essas influências culturais podem ser vistas, hoje, nas diversas regiões brasileiras. Elas são o resultado das relações entre crenças e misturas de todos os povos que, no período da colonização, se encontraram: dos indígenas, dos europeus, especialmente portugueses, e dos escravos trazidos da África. Deu-se a partir daí o início da formação cultural brasileira que, mais tarde, também recebeu influências da imigração de europeus e povos de outras culturas, como árabes e asiáticos. Esses primeiros habitantes do Brasil transmitiram, direta ou indiretamente, suas características culturais e formaram o que hoje é o Brasil: uma sociedade altamente miscigenada e diversa, culturalmente.
Portanto, é importante você compreender que o estudo da cultura afro-brasileira e indígena permite-nos mostrar a importância desses valores para a história da nossa cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses grupos étnicos. O estudo da história dos africanos que aqui chegaram, a luta dos negros e dos povos indígenas e suas contribuições devem ser valorizadas, preservadas e passadas as novas gerações.
  Unidade 4 - Manifestações Culturais nas Diversas Regiões do Brasil  
Nessa unidade, você teve a oportunidade de conhecer as regiões do nosso imenso país, algumas de suas belezas e encantos. Nosso povo, nossa(s) cultura(s) são riquezas que nos enchem de orgulho. Essa mistura de etnias nos torna diferentes e únicos. O cenário de cada região, contemplado neste estudo, foi elaborado com o intuito de ampliar sua visão acerca do que propõe este caderno: contribuir para a formação de pessoas para atuarem como técnicos em multimeios didáticos na escola. Foi pensando nisso que o levamos a fazer uma leitura da formação cultural brasileira para que, a partir desse entendimento, você possa atuar na sua comunidade escolar como um mediador da aprendizagem, bem como na difusão e na preservação da(s) nossa(s) cultura(s), e da cultura local de sua região.
  Unidade 5 –  A Escola como Polo Irradiador de Cultura
Esta unidade propiciou a você, que se está preparando para ser um profissional, técnico em multimeios didáticos, entender que a escola é um espaço com muito potencial para promoção da cultura e para a realização de atividades culturais com objetivos educativos. Você, como um mediador da aprendizagem, tem um papel fundamental nesse processo junto à comunidade escolar.
Dada à dimensão que a educação assume na questão cultural, surge a necessidade de refletir que todos os momentos da rotina diária da escola são importantes para incorporar a difusão e a preservação da memória cultural do nosso povo brasileiro e, especialmente, para a criação e para a expressão cultural. É por isso que entendemos que a escola é o polo irradiador de cultura e que devemos utilizar os diversos mecanismos e suportes para resgatar essa memória cultural.
Para que seu trabalho tenha sucesso, é importante que você faça um bom planejamento partindo do projeto político-pedagógico e do apoio de toda a escola. Nesse planejamento, você deve observar a tendência cultural que a comunidade já possui por meio do diagnóstico da realidade escolar.  As práticas culturais predominantes na comunidade são as melhores possibilidades para explorar as capacidades dos alunos na construção de seus repertórios próprios. A partir daí, você já está pronto para estabelecer suas estratégias de ação. 
  Unidade 6 – Oficinas Culturais: Ideias para Colocar em Prática na Escola
Essa unidade ofereceu a você muitas ideias de como você pode preparar as oficinas culturais no seu ambiente escolar. A leitura oferecida a você neste tópico teve a intenção de possibilitar uma visão de como se pode organizar para iniciar os seus primeiros trabalhos. Lembre-se: suas propostas devem contemplar o que estabelece o Projeto Político-Pedagógico da escola no que se refere à formação cultural e à sua relação com a formação da identidade dos indivíduos e deve ter a participação de todos os seguimentos da escola. Você não deve medir esforços para buscar apoio dentro e fora da escola.
Através dessa unidade, você deve ter percebido que é possível dinamizar essas ações utilizando-se dos mais diversos tipos de expressões culturais, como as artes cênicas, plásticas, da literatura e tantas outras citadas neste tópico. Esperamos que, a partir do que você aprendeu até aqui, sinta-se capaz de colocar em prática as propostas que com certeza você irá desenvolver com muita competência.







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