QUERER É PODER

A educação é um direito humano e um caminho para a justiça social e ambiental, e todos nós somos educadores.

sábado, 27 de agosto de 2016

CADERNO 14 - MULTIMEIOS DIDÁTICOS

Caderno 14 - LABORATÓRIOS

ORAÇÃO


Deus, obrigado por tudo que farás hoje, abençoe nosso Encontro. Querido Deus em tuas mãos colocamos nosso dia, nossa vida, os nossos familiares que em casa ficaram. Em ti depositamos toda nossa confiança, abençoa Senhor cada passo que dermos, cada decisão que tomarmos, cada escolha que fizermos e ensina-nos Senhor a fazer sua vontade. Não nos deixe tropeçar, nem desistir, mas fortaleça-nos Senhor, para que possamos prosseguir
Obrigado porque sabemos que nunca irá nos desamparar, que mesmo nos momentos mais difíceis da nossa vida o Senhor sempre estará presente.
Obrigado pelas desilusões, elas nos ensinaram que não devemos colocar todo o nosso coração em nada que existe aqui na terra e que fazendo isso sofreremos menos quando algo não da certo.
Obrigado pelas lágrimas, pois elas lavam a nossa alma e nos fazem enxergar as coisas de forma diferente.
Obrigado por colocar em nosso coração o dom de perdoar e assim sendo sabemos que sempre seremos perdoadas por Ti.
Obrigado Senhor pelo amanhecer, ele nos mostra que sempre podemos recomeçar.
Obrigado também pelo anoitecer ele nos faz lembrar que tudo nessa vida é passageiro e que nenhum momento da vida seja bom ou ruim durará para sempre.
Obrigado pela consciência que temos de que tudo nesta vida depende unicamente de Ti e que um dia todos possam enxergar que sem Ti não somos nada.
Amém”

MENSAGEM - ACREDITE NA VIDA, ACREDITE EM VOCÊ


Acredite que todos os dias coisas maravilhosas podem acontecer na nossa vida. Acredite que boas coisas acontecem, mesmo quando nos deparamos com coisas más. Acredite em dias felizes, acredite que hoje pode ser um dia feliz. Mesmo quando nos sentimos um pouco tristes, por qualquer que seja o motivo, podemos também nos sentir estimulados, e ter ânimo. A vida é assim, a vida é isso mesmo.
Não adianta remoer a tristeza e os problemas. O que não tem remédio, remediado esta. Não se pode mudar o passado, mas podemos usar das nossas experiências passadas para fazer um presente e um futuro diferente. Acredite em você, acredite no seu potencial, acredite na vida.
Não se apegue a sentimentos ruins. Faça deles confetes, assopre-os e deixe o vento levar. Acredite que você terá tantas coisas boas na vida, que não sobrará espaço em seu coração para sentimentos ruins.

RESUMO

Unidade 1 - Experimentação como Prática Científica
Nesta unidade aprendemos acerca da importância da experimentação para a produção de conhecimentos científicos e para a aprendizagem escolar e, por conseguinte, para as transformações da vida humana.
Nesse contexto, tentamos indicar que o técnico em multimeios é um dos operadores responsável pelo trabalho científico gerado no laboratório e que, para desempenhar bem o seu papel, é de fundamental importância que entenda as perspectivas geradas pelo uso do mesmo.
Vimos, por outro lado, a importância do estudo para a formação do técnico em multimeios, que atua em laboratórios, o qual deve ter uma noção exata de que o local onde desempenhará suas atividades pode gerar frutos para toda a humanidade, uma vez que, nos laboratórios, as atividades experimentais ajudam a compreender com mais clareza os conhecimentos teóricos estudados em sala de aula.

Unidade 2 - Laboratório de Ciências
Vimos sobre a vasta área de biologia, física e química. Para que se produza uma boa atividade científica, é importante ter um laboratório bem montado e organizado, no sentido de facilitar o acesso do operador (técnicos, professores e alunos) aos instrumentos laboratoriais.
Sendo assim, buscamos apresentar a você, técnico em multimeios, os instrumentos utilizáveis no ambiente laboratorial, para que tome conhecimento e se familiarize com os insumos básicos que compõem o respectivo ambiente.

Unidade 3 - Laboratório do Ensino de Línguas
O laboratório de ensino de línguas é pouco conhecido, mas isso não diminui a sua importância. Infelizmente os investimentos na área do estudo de línguas não é priorizado ainda nas escolas públicas de ensino básico, mas com as mudanças na educação, que estabelecem a obrigatoriedade do ensino de línguas estrangeiras no ensino fundamental e médio, esta cultura está mudando.
Para tanto, precisamo-nos preparar para receber os laboratórios de línguas e entender como funcionam os equipamentos e que potencialidades educativas agregam à escola.

Unidade 4 - Laboratório de Informática
Os laboratórios de informática são ferramentas de grande valia para o técnico de multimeios, visto que possibilitam o tão almejado acesso à informação. Na presente unidade, buscou-se indicar os passos necessários para uma boa montagem desta espécie laboratorial, apresentando critérios objetivos de como devem ser constituídas as máquinas.
Importante que se ressalte a necessidade de uma estrutura física adequada, pois assim é possível que se garanta uma maior longevidade ao equipamento, além de permitir uma melhor interação entre os usuários do respectivo laboratório.

ATENÇÃO
É importante ressaltar que a utilização do laboratório, como enriquecimento curricular, deve ter suas funções definidas pela equipe pedagógica da escola. Deve-se caracterizar o papel do professor como responsável pelo ensino de e pela exposição do conteúdo, cabendo ao técnico em multimeios didáticos manter a organização e limpeza do laboratório, separar anteriormente os materiais adequados à aula experimental e dialogar com a equipe de coordenação pedagógica com o intuito de manter a harmonia entre o professor e o técnico, a sala de aula e o laboratório.

Os estudos no laboratório podem ser desenvolvidos visando a vários objetivos: demonstrar um fenômeno, ilustrar um princípio teórico, coletar dados, testar hipóteses, desenvolver habilidades básicas de observação ou medida, propiciar a familiarização com determinados instrumentos, propiciar experiências com a luz e o som, conhecer os hábitos alimentares e o modo de vida de determinadas espécies.

Outro fator importante relaciona-se à segurança. Os técnicos em educação, responsáveis pelos laboratórios, deverão manter, com os alunos, uma boa relação para que os cuidados necessários sejam cumpridos para primar pela integridade de todos. Nesse caso, a construção coletiva de combinados ou normas de convivências e de uso do espaço pode alcançar ótimos resultados.

É essencial que você, técnico em multimeios, esteja atuando diretamente no laboratório, pois o professor cuida das questões pedagógicas enquanto o técnico seleciona todo o material e prepara o equipamento para as aulas. Dessa forma, o laboratório de línguas só vem consolidar o trabalho desenvolvido em sala.

O técnico responsável pelos laboratórios deve ter atenção ao desenvolvimento das aulas, cuidando para minimizar o risco de acidentes com os materiais e, especialmente, com os alunos. Saber manusear, lavar, guardar, estocar todos os equipamentos e materiais que estão sob seu cuidado é fundamental para o bom andamento e para o êxito do seu trabalho, pois o conhecimento, o saber, os valores e as habilidades o credenciam como educador e gestor dos espaços e ambientes a que se dedica.
É necessário que o laboratório tenha um período semanal sem atendimento aos alunos. Tal período será utilizado para organização e limpeza dos materiais e dos equipamentos, bem como para a separação dos utensílios que serão utilizados nas aulas seguintes, evitando tumulto e confusão na hora de desenvolver as práticas.


Atividades de ESTÁGIO

Cad. 14 – Você já é capaz de descrever o que é um laboratório de ciências, assim como pode descrever as funções do técnico em multimeios neste laboratório.
Agora, com base nisso e no diagnóstico feito junto aos professores e aos alunos, por meio dos pratiques, você deve elaborar uma proposta para organização de um laboratório de ciências em sua escola.
Em um primeiro momento, faça uma análise das possibilidades e necessidades da sua escola e, daí, utilize sua criatividade para adaptar espaços e materiais de um possível laboratório no seu ambiente escolar, caso não exista um. Peça a ajuda dos demais segmentos da comunidade escolar. Pode até criar um projeto envolvendo alunos e professores. – Análise sobre a importância dos laboratórios escolares e o histórico da implantação em ambas as escolas; Reconhecimento do espaço físico, organização e utilização dos laboratórios de informática na escola de estágio.

Cad. 11 – Apresentações com slides utilizando texto escrito e imagens. Atividade de fotografia com confecção de vídeo com o uso do movie maker.

Cad. 12 – Estudo sobre os diversos tipos de recursos multimeios e a utilização no trabalho em sala de aula; Levantamento de recursos audiovisuais disponíveis na escola de atuação e de estágio; Entrevista com professores para identificar as dificuldades e frequência no uso dos recursos multimeios, com elaboração de análise e gráficos demonstrativos da escola de atuação e de estágio.

Cad. 13 - Estudo sobre os patrimônios que fazem parte da cultura local (cidade e região); Descrição de patrimônios materiais/imateriais e pesquisa sobre os projetos culturais desenvolvidos na escola; Pesquisa sobre fatos históricos, da fundação a atualidade, com coleta de fotos e registros, para organização de pastas deste patrimônio imaterial disponibilizado ao acevo da biblioteca.

 



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