QUERER É PODER

A educação é um direito humano e um caminho para a justiça social e ambiental, e todos nós somos educadores.

sábado, 17 de setembro de 2016

MULTIMEIOS DIDÁTICOS - Caderno 15 - Informática Aplicada a Educação





Senhor,
Que hoje o dia seja melhor que ontem e que as nossas realizações sejam de acordo com o teu desejo e tuas decisões e nunca com a nossa escolha nem nossas vaidades. Pai obrigada pela oportunidade de mais uma vez estarmos reunidos para realizarmos nossos estudos, adquirir um pouco mais de informações e aumentar nossos conhecimentos. Abençoe nossos familiares que nos apoiam nessa caminhada. Proporcione-nos Senhor uma boa manhã.
Senhor te agradecemos pelo dia de hoje, pela vida, uma nova vida que nos destes e que não sabemos se somos tão merecedores desta dádiva e pelo tanto que realizamos no dia-a-dia e às vezes nem notamos tua doce bondade. Também te agradecemos pelos momentos felizes e ainda pelos tristes, pois na tristeza a gente procura mais tua presença... E entender que deveríamos ajudar mais, mesmo com aquele pouquinho, ofertando quando nosso irmão necessita.
Nós esperamos que tenhas piedade das nossas atitudes que nem sempre são como deveriam ser e que em tuas mãos deixamos o merecimento que nós tivermos... Que a humildade nunca fuja de nossos corações e que o amor tenha a plenitude perfeita nos corações dos homens.
Sabe Senhor, por fim queríamos te agradecer pelo amor que tentamos passar para alguém e senti-los também, vamos buscando na justiça e no amor o prazer da vida e por tudo isso vamos sempre te agradecendo... Amém




                         MATUTINO

              Horário
Oração
7:00 às 7:05
Mensagem
7:05 às 7:15
Socialização das pratiques das unid. Caderno 14
7:15 às 8h
Unidades 1 a 5 do Caderno 15 – Informática Aplicada à Educação
8h às 9h
Intervalo - lanche
9:00 às 9:15
Unidades 1 a 5 do Caderno 15 – Informática Aplicada à Educação (cont.)
9:15 às 12h
Atividades em grupo
12h às 12:30
Orientação sobre o estágio
12:30 às  14:30
Atividades para casa: Pratique das unidades/Memorial - Frequência
14:30 às 15h

"Todos os seus sonhos podem se tornar realidade se você tem coragem para persegui-los" – Walt Disney


OLHE!
Olhe para trás! Veja os obstáculos que você já superou”. Veja quanto você já aprendeu nesta vida e quanto já cresceu.
Olhe para frente! Não fique parado. Levante-se quando tropeçar e cair. Estabeleça metas, tenha planos e prossiga com firmeza.
Olhe para dentro! Conheça seu coração. Analise seus projetos; mantenha puros seus sentimentos. Não deixe que o orgulho, a vaidade e a inveja dominem seus pensamentos e seu coração.
Olhe para o lado! Socorra quem precisa de você. Ame o próximo e seja sensível para perceber as necessidades daqueles que o cercam.
Olhe para baixo! Não pise em ninguém… perceba as pequenas coisas e aprenda a valorizá-las.
Olhe para cima! Há um Deus maior do que você… um Deus que te ama muito e tem todas as coisas sob seu controle. Olhe para ELE! Perceba a profundidade, a riqueza e o poder da bondade divina. Sinta esse Deus que olha por você em todos os dias da sua vida!

ATENÇÃO
Considerando a proposta pedagógica da escola, é possível classificar a utilização do computador na educação de duas formas (TAJRA, 2000):
• Por disciplina: nessa modalidade, os professores utilizam os computadores como reforço, complementação ou sensibilização para os conteúdos abordados em sala de aula, em sua disciplina específica, de forma isolada.
Aqui, o seu papel de técnico em multimeios didáticos seria preparar o laboratório para receber os alunos e professores da disciplina específica, bem como participar da escolha ou proposição dos aplicativos ou programas de computador que serão utilizados.
·       Por projetos educacionais: nesse enfoque, a utilização da informática acontece de forma integrada entre as várias disciplinas no desenvolvimento de propostas de projetos.
Neste caso, requer-se um planejamento coordenado e com fins interdisciplinares e colaborativos, no qual o técnico em multimeios deve compor a equipe propondo o melhor uso dos recursos disponíveis. Afinal, este curso de Multimeios Didáticos de que você participa tem o uso do laboratório de informática como um de seus objetivos. O técnico em multimeios didáticos tem especial importância, pois poderá propor diversas atividades alternativas para o uso do laboratório na escola, sejam elas por disciplina ou por projetos educacionais, e deverá estar sintonizado com as práticas docentes do professor para que possa propor ou participar de ações voltadas para cada fim específico, orientar o uso e onde encontrar alguns programas.

ü  Para a utilização dos ambientes de informática nas escolas:
• A impressão dos trabalhos é uma das atividades que mais motivam os alunos. Se possível, procure sempre ter um trabalho impresso.
• Os alunos devem aprender a ligar e desligar o computador. Evite deixar o computador sempre ligado para uso. Ligando e desligando o computador, os alunos entenderão melhor o processo de inicialização da máquina.
• Os alunos devem iniciar todos os programas que serão utilizados durante a aula. Evite deixá-los prontos para o uso. Os alunos precisam lidar com o computador de forma natural e sem medo.
• Cada aluno ou equipe deve ter um pen drive para copiar seus trabalhos.
• Os momentos nos laboratórios de informática devem ter muitas atividades práticas. Momentos de explanação muito longos devem ser evitados.

Hoje, é possível bloquear o acesso a sítios (sites) inadequados e evitar que os alunos façam uso indevido da internet. Porém, muito mais do que bloquear as páginas inadequadas, a escola deve ter a preocupação de orientar as crianças e os jovens quanto aos aspectos positivos e negativos da internet, a fim de que os alunos possam usufruir o que essa rede tem de melhor, de forma adequada e positiva.

PRATIQUES

Escreva um texto dizendo sua opinião sobre a importância da capacitação de professores, gestores escolares e funcionários de escola para a utilização da informática como recurso pedagógico e do papel do técnico em multimeios didáticos no uso do computador na educação. O objetivo, com esta atividade, é o de que você desperte sua consciência quanto ao desenvolvimento de competências indispensáveis ao desempenho de sua função, bem como quanto à importância do seu papel na escola.



ESTÁGIO
Módulo 15: “Informática aplicada à educação” Estudo sobre os softwares e a classificação dos mesmos, quanto aos objetivos de uso e às características, e pesquisa dos softwares existentes na escola de estágio e/ou de atuação.
Faça uma análise das várias ferramentas e serviços disponíveis na internet, descrevendo suas principais utilidades, pontos positivos e negativos. A partir dessa reflexão, elabore ou realize uma pesquisa sobre um projeto pedagógico com a utilização da internet para a escola na qual você trabalha. Com a realização dessa tarefa, você estará contribuindo efetivamente com o uso da internet na educação na unidade de ensino em que atua, além de adquirir mais conhecimentos para seu trabalho como técnico em multimeios didáticos.



RESUMO

Unidade 1 - Histórico da informática educativa no Brasil
Nesta unidade, foi focado o processo histórico e os desafios enfrentados por governos, instituições, grupos e pessoas empenhadas em estabelecer novos paradigmas para os espaços escolares em tempos de revoluções tecnológicas. Conversamos sobre os avanços alcançados na implantação dessa nova forma de usar o computador com vista à prática pedagógica e sobre algumas ações adotadas a partir de marcos legais, pesquisas e produtos desenvolvidos.

Unidade 2 - O uso do computador na escola como recurso pedagógico
O conteúdo desta unidade trouxe questões importantes sobre o uso do computador na escola como recurso pedagógico. Vimos o que é necessário para incorporar a tecnologia no contexto escolar e as maneiras como o computador e os ambientes de informática podem ser utilizados na educação. Também estudamos a elaboração de projeto pedagógico com a utilização da informática educativa. Além  disso, conhecemos diferentes tipos de softwares que podem ser empregados com finalidades educativas.

Unidade 3 - A importância da capacitação e do papel do técnico em multimeios didáticos
Os conteúdos desta unidade possibilita refletir sobre a importância da capacitação contínua e do papel dos profissionais da educação envolvidos na integração da informática à proposta pedagógica da escola. Discutimos a importância do coordenador de informática no desenvolvimento e no gerenciamento do processo pedagógico com o uso do computador. Conhecemos também algumas habilidades que o coordenador de informática deve reunir e como essa função pode ser desempenhada pelo técnico em multimeios didáticos. 

Unidade 4 - O uso da internet na educação
Analisamos nesta unidade alguns dos principais ganhos pedagógicos possíveis com a internet, bem como aspectos negativos também inerentes ao seu uso na educação. Conhecemos os principais serviços da internet e exemplos do seu uso com fins educacionais. Além disso, vimos sugestão de roteiro para elaboração de projeto pedagógico com a utilização da internet e as fases que o compõem.

Unidade 5 - As redes sociais e a educação
As redes sociais na educação foram o tema desta unidade. Foi falado das principais redes sociais e de como elas podem ser utilizadas no contexto escolar. Além disso, conhecemos um breve histórico dessas redes e sua presença no Brasil.

 








Nenhum comentário:

Postar um comentário