Senhor,
Que hoje o dia seja melhor que ontem e que as nossas realizações sejam de acordo com o teu desejo e tuas decisões e nunca com a nossa escolha nem nossas vaidades. Pai obrigada pela oportunidade de mais uma vez estarmos reunidos para realizarmos nossos estudos, adquirir um pouco mais de informações e aumentar nossos conhecimentos. Abençoe nossos familiares que nos apoiam nessa caminhada. Proporcione-nos Senhor uma boa manhã.
Que hoje o dia seja melhor que ontem e que as nossas realizações sejam de acordo com o teu desejo e tuas decisões e nunca com a nossa escolha nem nossas vaidades. Pai obrigada pela oportunidade de mais uma vez estarmos reunidos para realizarmos nossos estudos, adquirir um pouco mais de informações e aumentar nossos conhecimentos. Abençoe nossos familiares que nos apoiam nessa caminhada. Proporcione-nos Senhor uma boa manhã.
Senhor
te agradecemos pelo dia de hoje, pela vida, uma nova vida que nos destes e que
não sabemos se somos tão merecedores desta dádiva e pelo tanto que realizamos
no dia-a-dia e às vezes nem notamos tua doce bondade. Também te agradecemos
pelos momentos felizes e ainda pelos tristes, pois na tristeza a gente procura
mais tua presença... E entender que deveríamos ajudar mais, mesmo com aquele
pouquinho, ofertando quando nosso irmão necessita.
Nós
esperamos que tenhas piedade das nossas atitudes que nem sempre são como
deveriam ser e que em tuas mãos deixamos o merecimento que nós tivermos... Que
a humildade nunca fuja de nossos corações e que o amor tenha a plenitude
perfeita nos corações dos homens.
Sabe
Senhor, por fim queríamos te agradecer pelo amor que tentamos passar para
alguém e senti-los também, vamos buscando na justiça e no amor o prazer da vida
e por tudo isso vamos sempre te agradecendo... Amém
MATUTINO
|
Horário
|
Oração
|
7:00 às 7:05
|
Mensagem
|
7:05 às 7:15
|
Socialização das pratiques das unid.
Caderno 14
|
7:15 às 8h
|
Unidades 1 a 5 do Caderno 15 – Informática
Aplicada à Educação
|
8h às 9h
|
Intervalo - lanche
|
9:00 às 9:15
|
Unidades 1 a 5 do Caderno 15 – Informática
Aplicada à Educação (cont.)
|
9:15 às 12h
|
Atividades em grupo
|
12h às 12:30
|
Orientação sobre o estágio
|
12:30 às 14:30
|
Atividades para casa: Pratique das
unidades/Memorial - Frequência
|
14:30 às 15h
|
"Todos os seus
sonhos podem se tornar realidade se você tem coragem para persegui-los" –
Walt Disney
OLHE!
Olhe para trás! Veja os obstáculos que você já superou”. Veja
quanto você já aprendeu nesta vida e quanto já cresceu.
Olhe para frente! Não fique parado. Levante-se quando
tropeçar e cair. Estabeleça metas, tenha planos e prossiga com firmeza.
Olhe para dentro! Conheça seu coração. Analise seus
projetos; mantenha puros seus sentimentos. Não deixe que o orgulho, a vaidade e
a inveja dominem seus pensamentos e seu coração.
Olhe para o lado! Socorra quem precisa de você. Ame
o próximo e seja sensível para perceber as necessidades daqueles que o cercam.
Olhe para baixo! Não pise em ninguém… perceba as pequenas coisas e
aprenda a valorizá-las.
Olhe para cima! Há um Deus maior do que você… um Deus que te ama
muito e tem todas as coisas sob seu controle. Olhe para ELE! Perceba a
profundidade, a riqueza e o poder da bondade divina. Sinta esse Deus que olha
por você em todos os dias da sua vida!
ATENÇÃO
Considerando
a proposta pedagógica da escola, é possível classificar a utilização do
computador na educação de duas formas (TAJRA, 2000):
• Por
disciplina: nessa modalidade, os professores utilizam os computadores como
reforço, complementação ou sensibilização para os conteúdos abordados em sala
de aula, em sua disciplina específica, de forma isolada.
Aqui, o
seu papel de técnico em multimeios didáticos seria preparar o laboratório para
receber os alunos e professores da disciplina específica, bem como participar
da escolha ou proposição dos aplicativos ou programas de computador que serão
utilizados.
·
Por
projetos educacionais: nesse enfoque, a utilização da informática acontece de
forma integrada entre as várias disciplinas no desenvolvimento de propostas de
projetos.
Neste
caso, requer-se um planejamento coordenado e com fins interdisciplinares e
colaborativos, no qual o técnico em multimeios deve compor a equipe propondo o
melhor uso dos recursos disponíveis. Afinal, este curso de Multimeios Didáticos
de que você participa tem o uso do laboratório de informática como um de seus
objetivos. O técnico em multimeios didáticos tem especial importância, pois
poderá propor diversas atividades alternativas para o uso do laboratório na escola,
sejam elas por disciplina ou por projetos educacionais, e deverá estar
sintonizado com as práticas docentes do professor para que possa propor ou
participar de ações voltadas para cada fim específico, orientar o uso e onde
encontrar alguns programas.
ü Para a utilização dos ambientes
de informática nas escolas:
• A
impressão dos trabalhos é uma das atividades que mais motivam os alunos. Se
possível, procure sempre ter um trabalho impresso.
• Os
alunos devem aprender a ligar e desligar o computador. Evite deixar o
computador sempre ligado para uso. Ligando e desligando o computador, os alunos
entenderão melhor o processo de inicialização da máquina.
• Os
alunos devem iniciar todos os programas que serão utilizados durante a aula.
Evite deixá-los prontos para o uso. Os alunos precisam lidar com o computador
de forma natural e sem medo.
• Cada
aluno ou equipe deve ter um pen drive para copiar seus trabalhos.
• Os
momentos nos laboratórios de informática devem ter muitas atividades práticas.
Momentos de explanação muito longos devem ser evitados.
PRATIQUES
Escreva um texto dizendo sua opinião
sobre a importância da capacitação de professores, gestores escolares e
funcionários de escola para a utilização da informática como recurso pedagógico
e do papel do técnico em multimeios didáticos no uso do computador na educação.
O objetivo, com esta atividade, é o de que você desperte sua consciência quanto
ao desenvolvimento de competências indispensáveis ao desempenho de sua função,
bem como quanto à importância do seu papel na escola.
ESTÁGIO
Módulo 15: “Informática aplicada à educação” Estudo sobre os softwares e
a classificação dos mesmos, quanto aos objetivos de uso e às características, e
pesquisa dos softwares existentes na escola de estágio e/ou de atuação.
Faça uma análise das várias ferramentas e serviços disponíveis na
internet, descrevendo suas principais utilidades, pontos positivos e negativos.
A partir dessa reflexão, elabore ou realize uma pesquisa sobre um projeto
pedagógico com a utilização da internet para a escola na qual você trabalha.
Com a realização dessa tarefa, você estará contribuindo efetivamente com o uso
da internet na educação na unidade de ensino em que atua, além de adquirir mais
conhecimentos para seu trabalho como técnico em multimeios didáticos.
RESUMO
Unidade 1 - Histórico
da informática educativa no Brasil
Nesta
unidade, foi focado o processo histórico e os desafios enfrentados por
governos, instituições, grupos e pessoas empenhadas em estabelecer novos
paradigmas para os espaços escolares em tempos de revoluções tecnológicas.
Conversamos sobre os avanços alcançados na implantação dessa nova forma de usar
o computador com vista à prática pedagógica e sobre algumas ações adotadas a
partir de marcos legais, pesquisas e produtos desenvolvidos.
Unidade 2 - O uso do
computador na escola como recurso pedagógico
O
conteúdo desta unidade trouxe questões importantes sobre o uso do computador na
escola como recurso pedagógico. Vimos o que é necessário para incorporar a
tecnologia no contexto escolar e as maneiras como o computador e os ambientes
de informática podem ser utilizados na educação. Também estudamos a elaboração
de projeto pedagógico com a utilização da informática educativa. Além disso, conhecemos diferentes tipos de softwares
que podem ser empregados com finalidades educativas.
Unidade 3 - A
importância da capacitação e do papel do técnico em multimeios didáticos
Os
conteúdos desta unidade possibilita refletir sobre a importância da capacitação
contínua e do papel dos profissionais da educação envolvidos na integração da
informática à proposta pedagógica da escola. Discutimos a importância do
coordenador de informática no desenvolvimento e no gerenciamento do processo pedagógico
com o uso do computador. Conhecemos também algumas habilidades que o coordenador
de informática deve reunir e como essa função pode ser desempenhada pelo
técnico em multimeios didáticos.
Unidade 4 - O uso da
internet na educação
Analisamos
nesta unidade alguns dos principais ganhos pedagógicos possíveis com a
internet, bem como aspectos negativos também inerentes ao seu uso na educação.
Conhecemos os principais serviços da internet e exemplos do seu uso com fins
educacionais. Além disso, vimos sugestão de roteiro para elaboração de projeto pedagógico
com a utilização da internet e as fases que o compõem.
Unidade 5 - As redes
sociais e a educação
As
redes sociais na educação foram o tema desta unidade. Foi falado das principais
redes sociais e de como elas podem ser utilizadas no contexto escolar. Além
disso, conhecemos um breve histórico dessas redes e sua presença no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário