QUERER É PODER

A educação é um direito humano e um caminho para a justiça social e ambiental, e todos nós somos educadores.

segunda-feira, 21 de março de 2016

MULTIMEIOS DIDÁTICOS

Cont. Caderno10 - Teorias da Comunicação
RESUMO
Unidade 4 - Comunicação, Mídias e Sociedade
Nesta unidade você teve a oportunidade de estudar como a mídia, sistema de comunicação social, se coloca em nossas vidas e nas relações que temos com outras pessoas, a partir de três teorias sociológicas: o funcionalismo, a teoria crítica da sociedade e o interacionismo Simbólico.
No estudo deve ter entendido que o funcionalismo tem uma visão positiva da mídia, que desempenha funções importantes para conservar e/ou adequar o comportamento e o pensamento das pessoas com vista ao equilíbrio do sistema social, a saber: vigiar, integrar, transmitir a herança cultural, entreter e divertir, atribuir status, normatizar.
Por outro lado, notou que a teoria crítica da sociedade tem uma visão “crítica” da mídia na medida em que desempenha funções pelas quais reproduz a ideologia, industrializa e massifica a cultura e o conhecimento, tornando-os mercadoria, objetos de consumo e, nesse sentindo, contribui para a alienação das pessoas.
Quanto à visão do interacionismo simbólico, viu que a mídia faz circular na sociedade signos que levam as pessoas a construir significados para suas vidas e suas atividades de modo a que assumem certos papéis sociais com base nesses significados, o que pode ser tanto positivo quanto negativo para a conservação ou transformação das relações sociais.
Essas três teorias partem do pressuposto de que a mídia produz efeitos na vida das pessoas e nas relações sociais.
Já com a análise dos efeitos sociopsicológicos das novas tecnologias de informação e de comunicação, com que você teve contato na seção 4.4, deu para perceber que alguma mudança acontece na comunicação social. Mudança no sentido de que outros atores passam a integrar o sistema de comunicação social com condições de produzir e fazer circular informações e estabelecer diálogos, debates horizontalizados e descentralizados em relação à mídia, o que tem efeitos nas relações sociais e no comportamento das pessoas. Esses novos atores podem ser quaisquer pessoas com acesso às redes sociais que funcionam na internet, por exemplo.
Então, vale, enfim, pensar nos efeitos que a nova mídia produz na educação escolar, não é mesmo?
Unidade 5 - Comunicação, Mídias e Educação
O que vimos nesta última unidade de estudos?
A mídia, como sistema de comunicação social, como aparelhos ou como materiais e atividades de comunicação, educa a partir das suas próprias condições (linguagens e códigos) e interesses (comerciais, ideológicos, culturais, políticos...).
Na escola, é preciso saber interpretar criticamente a educação que a mídia propõe e os conteúdos que transmite, pois as finalidades e interesses da escola não são os mesmos da mídia. Porque a escola tem interesses diferentes da mídia, deve poder significar e usar a mídia em busca de seus objetivos e não simplesmente se conformar às imposições da mídia.
A mídia educa ao transmitir informações (valores, crenças, status, conhecimentos, opiniões), enquanto a escola educa pela interação entre os sujeitos. Na escola, professores e alunos devem interagir com a(s) mídia(s) e não se submeter a elas.
Nesse sentido, planejar os espaços escolares para que diversas mídias possam ser usadas e múltiplas linguagens possam se tornar acessíveis e conhecidas é fundamental para a educação escolar. È preciso criatividade, responsabilidade e compromisso nesse planejamento.



                         MATUTINO

              Horário
Oração
7:00 às 7:05
Mensagem
7:05 às 7:15
Socialização das pratiques das unid. 1 a 3
7:15 às 8h
Unidades 4 e 5 do Caderno 10 – Teorias da Comunicação e atividades de reflexão
8h às 9h
Intervalo
9:00 às 9:15
Unidades 4 e 5 do Caderno 10 – Teorias da Comunicação (cont.) e atividades
9:15 às 10:15
Conclusão do mural
10:15 às 11h
Análise do perfil do Técnico em Multimeios
11h às 11:30h
Atividades em sala
11:30 às 12:30
Atividades para casa: Pratique das unidades/Memorial - Frequência
12:30 às 13:00

MENSAGEM
Na caminhada da vida, nem sempre temos o que queremos.
Porque nem sempre o que queremos nos faz bem.
É preciso as dores, para que aprendamos com as lágrimas.
É necessário o riso, para que não nos enclausurássemos com o tempo.
É preciso as pedras, pra que construíssemos nossos caminhos.
São fundamentais as flores, para nos alegrarmos na caminhada.
É imprescindível a fé, para que, não percamos a esperança.
É preciso perder, para que ganhemos de verdade.

É no silencio que somos ouvidos com clareza.
Pois sem provas não tem aprovação.
E a vitória sem conquista é ilusão.
 E a maior virtude dos fortes é o PERDÃO.

ATIVIDADES REFLEXIVAS
1.Você concorda que a mídia é imprescindível para a sociedade? O que o leva a pensar assim?
2.A escola é imprescindível na sociedade?
3.E a mídia, é imprescindível para a escola?
4.Como são os comportamentos de seus familiares diante da televisão? Vocês assistem à televisão para descansar e se divertir ou para se informar e pensar sobre o que é mostrado nos programas e propagandas?
5.E diante do rádio? Vocês escutam rádios que tocam sempre as músicas que vocês mais gostam ou vocês escutam músicas diferentes, com as quais não estão acostumados?
6.E na escola, como fazer para comunicar divertindo e educando ao mesmo tempo? Será possível fazer as duas coisas de uma só vez?
7.Que educação nós promovemos quando nos preocupamos em entreter e divertir os alunos?
8. É possível aprender na interação com máquinas e materiais que produzem significação como o computador, a televisão e o livro, por exemplo? Ou não, máquinas e materiais só servem de meio de comunicação entre as pessoas?
9.As pessoas que interagem com as mídias aprendem com as próprias mídias ou com outras pessoas que elaboram os conteúdos das mídias?
10.Elabore um mapa da escola que trabalha ou a sua escolha. Planeje espaços interessantes para a realização de atividades educativas com base no uso de diferentes mídias, linguagens e manifestações culturais: teatro, música, televisão, computador, contação de histórias, etc... Você fez o mapa e diagnosticou o uso das mídias na escola; refletiu sobre a importância da mediação na aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo; definiu os espaços mais adequados para desenvolver atividades com as diversas linguagens, todas fundamentais na educação integral de homens e mulheres.

PRATIQUES

1. Analise um programa de TV de que você goste por meio da construção de uma tabela na qual deve relacionar aquelas funções da mídia antes citadas para ver quais delas o programa cumpre e quais não cumpre. Depois, se possível, converse e compare com as tabelas de seus colegas de curso.
Esta atividade é um exercício de análise pela qual você deverá entender de que maneira a mídia cumpre funções sociais, ou seja, como, por exemplo, um programa de entretenimento, ao mesmo tempo, diverte, transmite valores, ideologia, normatiza o comportamento e atribui status às pessoas. Se o conteúdo do programa é positivo ou negativo, é outro problema. O certo é que você está se preparando para ajudar a comunidade escolar a receber criticamente as informações da mídia e, por isso, precisa saber fazer essa análise.



FUNÇÕES



CUMPRE



NÃO CUMPRE

OBSERVAÇÕES registrar nessa coluna o que o leva a pensar que o programa cumpre ou não cumpre a função

Vigiar




Integrar




Transmitir a herança cultural



Entreter e divertir




Atribuir status




Normatizar





2. Retome a tabela, mas, agora, para avaliar os conteúdos do programa: os valores, as crenças, as verdades que são mostradas. Atente a todos os signos: ao jeito de vestir, ao jeito de falar, às paisagens, aos conteúdos falados, para ver se a realidade mostrada expressa a realidade que você vive ou se expressa outra realidade. Essa atividade consiste em um exercício de comparação entre teorias sociopsicológicas da comunicação que devem permitir a você perceber as diferenças entre as mesmas para decidir se alguma delas apresenta um modelo de interpretação da mídia mais condizente com o que você pensa ser importante para trabalhar na educação escolar.

3. Chegou a hora de começar a planejar suas atividades como técnico em educação, especializado em multimeios didáticos, não é? Bem, você já tem um objetivo para o planejamento: contribuir para que a escola promova uma educação que tenha as mídias como componente importante, mas que deve ser recebido criticamente na escola. Além disso, já tem um levantamento sobre o uso dos espaços escolares e sobre o tipo de comunicação que acontece em cada um. Agora que você se apropriou de algumas informações históricas e de alguns modelos de análise sociopsicológica das mídias, já tem condições de responder a seguinte pergunta: o que é preciso fazer para alcançar os objetivos de uma educação crítica a partir da situação atual do uso dos espaços, das mídias e das linguagens na escola?
Para planejar, converse com direção, professores e funcionários responsáveis pelos multimeios, para entender como as mídias têm sido usadas no processo educativo: meio para transmitir conteúdos das disciplinas; para apresentar situações cujo conteúdo ajuda a refletir e a aprender valores e verdades; para veicular temas como pretexto para ensinar outra coisa; enfim, arrole outras possibilidades.
O objetivo desta atividade é o de identificar as ações necessárias para promover uma educação crítica com as mídias, que considere os diversos espaços, mídias, linguagens e habilidades mentais relacionadas a elas, e deve ter como resultado um diagnóstico do qual você pode partir para planejar as ações.

4. Para fundamentar seu plano de ações, procure comparar duas pessoas de sua escola: uma que tem acesso e interage com mídias variadas (jornais, revistas, televisão, computador, cinema, vídeo e outros) e outra que só tem acesso à televisão e ao livro didático, por exemplo. Procure prestar atenção na linguagem, no modo de pensar e agir, na criatividade e no comportamento delas. Pode ser com alunos, professores ou funcionários. Relate por escrito e reflita sobre suas observações e inclua ao memorial.
Com esta atividade você poder ter uma ideia melhor acerca do papel da interação, da mediação no processo de aprendizagem e no desenvolvimento intelectual. Como resultado, então, você terá melhores condições para planejar o modo como você ao cuidar e gerir os múltiplos espaços escolares poderá usá-los para mediar a aprendizagem na escola.


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