Cont. Caderno10 - Teorias da Comunicação
RESUMO
Unidade 4 - Comunicação,
Mídias e Sociedade
Nesta unidade você teve a
oportunidade de estudar como a mídia, sistema de comunicação social, se coloca
em nossas vidas e nas relações que temos com outras pessoas, a partir de três
teorias sociológicas: o funcionalismo, a teoria crítica da sociedade e o
interacionismo Simbólico.
No estudo deve ter entendido que
o funcionalismo tem uma visão positiva da mídia, que desempenha funções
importantes para conservar e/ou adequar o comportamento e o pensamento das
pessoas com vista ao equilíbrio do sistema social, a saber: vigiar, integrar,
transmitir a herança cultural, entreter e divertir, atribuir status,
normatizar.
Por outro lado, notou que a
teoria crítica da sociedade tem uma visão “crítica” da mídia na medida em que
desempenha funções pelas quais reproduz a ideologia, industrializa e massifica
a cultura e o conhecimento, tornando-os mercadoria, objetos de consumo e, nesse
sentindo, contribui para a alienação das pessoas.
Quanto à visão do interacionismo
simbólico, viu que a mídia faz circular na sociedade signos que levam as
pessoas a construir significados para suas vidas e suas atividades de modo a
que assumem certos papéis sociais com base nesses significados, o que pode ser
tanto positivo quanto negativo para a conservação ou transformação das relações
sociais.
Essas três teorias partem do
pressuposto de que a mídia produz efeitos na vida das pessoas e nas relações
sociais.
Já com a análise dos efeitos
sociopsicológicos das novas tecnologias de informação e de comunicação, com que
você teve contato na seção 4.4, deu para perceber que alguma mudança acontece
na comunicação social. Mudança no sentido de que outros atores passam a
integrar o sistema de comunicação social com condições de produzir e fazer
circular informações e estabelecer diálogos, debates horizontalizados e
descentralizados em relação à mídia, o que tem efeitos nas relações sociais e
no comportamento das pessoas. Esses novos atores podem ser quaisquer pessoas
com acesso às redes sociais que funcionam na internet, por exemplo.
Então, vale, enfim, pensar nos
efeitos que a nova mídia produz na educação escolar, não é mesmo?
Unidade 5 - Comunicação, Mídias e Educação
O que vimos nesta última unidade
de estudos?
A mídia, como sistema de
comunicação social, como aparelhos ou como materiais e atividades de
comunicação, educa a partir das suas próprias condições (linguagens e códigos)
e interesses (comerciais, ideológicos, culturais, políticos...).
Na escola, é preciso saber
interpretar criticamente a educação que a mídia propõe e os conteúdos que
transmite, pois as finalidades e interesses da escola não são os mesmos da
mídia. Porque a escola tem interesses diferentes da mídia, deve poder
significar e usar a mídia em busca de seus objetivos e não simplesmente se
conformar às imposições da mídia.
A mídia educa ao transmitir
informações (valores, crenças, status, conhecimentos, opiniões), enquanto a
escola educa pela interação entre os sujeitos. Na escola, professores e alunos
devem interagir com a(s) mídia(s) e não se submeter a elas.
Nesse sentido, planejar os
espaços escolares para que diversas mídias possam ser usadas e múltiplas
linguagens possam se tornar acessíveis e conhecidas é fundamental para a
educação escolar. È preciso criatividade, responsabilidade e compromisso nesse
planejamento.
MATUTINO
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Horário
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Oração
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7:00 às 7:05
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Mensagem
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7:05 às 7:15
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Socialização das pratiques das unid.
1 a 3
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7:15 às 8h
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Unidades 4 e 5 do Caderno 10 – Teorias
da Comunicação e atividades de reflexão
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8h às 9h
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Intervalo
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9:00 às 9:15
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Unidades 4 e 5 do Caderno 10 – Teorias
da Comunicação (cont.) e atividades
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9:15 às 10:15
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Conclusão do mural
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10:15 às 11h
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Análise do perfil do Técnico em
Multimeios
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11h às 11:30h
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Atividades em sala
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11:30 às 12:30
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Atividades para casa: Pratique das
unidades/Memorial - Frequência
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12:30 às 13:00
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MENSAGEM
Na caminhada da vida, nem sempre temos o que
queremos.
Porque nem sempre o que queremos nos faz bem.
É preciso as dores, para que aprendamos com as lágrimas.
É necessário o riso, para que não nos enclausurássemos com o tempo.
Porque nem sempre o que queremos nos faz bem.
É preciso as dores, para que aprendamos com as lágrimas.
É necessário o riso, para que não nos enclausurássemos com o tempo.
É
preciso as pedras, pra que construíssemos nossos caminhos.
São fundamentais as flores, para nos alegrarmos na caminhada.
É imprescindível a fé, para que, não percamos a esperança.
É preciso perder, para que ganhemos de verdade.
É no silencio que somos ouvidos com clareza.
São fundamentais as flores, para nos alegrarmos na caminhada.
É imprescindível a fé, para que, não percamos a esperança.
É preciso perder, para que ganhemos de verdade.
É no silencio que somos ouvidos com clareza.
Pois
sem provas não tem aprovação.
E
a vitória sem conquista é ilusão.
E a maior
virtude dos fortes é o PERDÃO.
ATIVIDADES REFLEXIVAS
1.Você
concorda que a mídia é imprescindível para a sociedade? O que o leva a pensar
assim?
2.A escola é
imprescindível na sociedade?
3.E a mídia,
é imprescindível para a escola?
4.Como são
os comportamentos de seus familiares diante da televisão? Vocês assistem à
televisão para descansar e se divertir ou para se informar e pensar sobre o que
é mostrado nos programas e propagandas?
5.E diante
do rádio? Vocês escutam rádios que tocam sempre as músicas que vocês mais
gostam ou vocês escutam músicas diferentes, com as quais não estão acostumados?
6.E na
escola, como fazer para comunicar divertindo e educando ao mesmo tempo? Será
possível fazer as duas coisas de uma só vez?
7.Que
educação nós promovemos quando nos preocupamos em entreter e divertir os
alunos?
8. É
possível aprender na interação com máquinas e materiais que produzem
significação como o computador, a televisão e o livro, por exemplo? Ou não,
máquinas e materiais só servem de meio de comunicação entre as pessoas?
9.As pessoas
que interagem com as mídias aprendem com as próprias mídias ou com outras
pessoas que elaboram os conteúdos das mídias?
10.Elabore
um mapa da escola que trabalha ou a sua escolha. Planeje espaços interessantes
para a realização de atividades educativas com base no uso de diferentes
mídias, linguagens e manifestações culturais: teatro, música, televisão,
computador, contação de histórias, etc... Você fez o mapa e diagnosticou o uso
das mídias na escola; refletiu sobre a importância da mediação na aprendizagem
e no desenvolvimento cognitivo; definiu os espaços mais adequados para
desenvolver atividades com as diversas linguagens, todas fundamentais na
educação integral de homens e mulheres.
PRATIQUES
1.
Analise um programa de TV de que você goste por meio
da construção de uma tabela na qual deve relacionar aquelas funções da mídia
antes citadas para ver quais delas o programa cumpre e quais não cumpre.
Depois, se possível, converse e compare com as tabelas de seus colegas de
curso.
Esta atividade é um exercício de análise pela qual
você deverá entender de que maneira a mídia cumpre funções sociais, ou seja,
como, por exemplo, um programa de entretenimento, ao mesmo tempo, diverte,
transmite valores, ideologia, normatiza o comportamento e atribui status às
pessoas. Se o conteúdo do programa é positivo ou negativo, é outro problema. O
certo é que você está se preparando para ajudar a comunidade escolar a receber
criticamente as informações da mídia e, por isso, precisa saber fazer essa
análise.
FUNÇÕES
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CUMPRE
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NÃO CUMPRE
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OBSERVAÇÕES registrar nessa coluna o que o leva a pensar que o
programa cumpre ou não cumpre a função
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Vigiar
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Integrar
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Transmitir
a herança cultural
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Entreter
e divertir
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Atribuir
status
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Normatizar
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2. Retome a tabela, mas,
agora, para avaliar os conteúdos do programa: os valores, as crenças, as
verdades que são mostradas. Atente a todos os signos: ao jeito de vestir, ao
jeito de falar, às paisagens, aos conteúdos falados, para ver se a realidade
mostrada expressa a realidade que você vive ou se expressa outra realidade.
Essa atividade consiste em um exercício de comparação entre teorias
sociopsicológicas da comunicação que devem permitir a você perceber as
diferenças entre as mesmas para decidir se alguma delas apresenta um modelo de
interpretação da mídia mais condizente com o que você pensa ser importante para
trabalhar na educação escolar.
3. Chegou a hora de começar
a planejar suas atividades como técnico em educação, especializado em
multimeios didáticos, não é? Bem, você já tem um objetivo para o planejamento:
contribuir para que a escola promova uma educação que tenha as mídias como
componente importante, mas que deve ser recebido criticamente na escola. Além
disso, já tem um levantamento sobre o uso dos espaços escolares e sobre o tipo
de comunicação que acontece em cada um. Agora que você se apropriou de algumas
informações históricas e de alguns modelos de análise sociopsicológica das
mídias, já tem condições de responder a seguinte pergunta: o que é preciso
fazer para alcançar os objetivos de uma educação crítica a partir da situação
atual do uso dos espaços, das mídias e das linguagens na escola?
Para planejar, converse com direção, professores e
funcionários responsáveis pelos multimeios, para entender como as mídias têm
sido usadas no processo educativo: meio para transmitir conteúdos das
disciplinas; para apresentar situações cujo conteúdo ajuda a refletir e a
aprender valores e verdades; para veicular temas como pretexto para ensinar outra
coisa; enfim, arrole outras possibilidades.
O objetivo desta atividade é o de identificar as
ações necessárias para promover uma educação crítica com as mídias, que
considere os diversos espaços, mídias, linguagens e habilidades mentais
relacionadas a elas, e deve ter como resultado um diagnóstico do qual você pode
partir para planejar as ações.
4. Para fundamentar seu
plano de ações, procure comparar duas pessoas de sua escola: uma que tem acesso
e interage com mídias variadas (jornais, revistas, televisão, computador,
cinema, vídeo e outros) e outra que só tem acesso à televisão e ao livro
didático, por exemplo. Procure prestar atenção na linguagem, no modo de pensar
e agir, na criatividade e no comportamento delas. Pode ser com alunos,
professores ou funcionários. Relate por escrito e reflita sobre suas
observações e inclua ao memorial.
Com esta atividade você poder ter uma ideia melhor
acerca do papel da interação, da mediação no processo de aprendizagem e no
desenvolvimento intelectual. Como resultado, então, você terá melhores
condições para planejar o modo como você ao cuidar e gerir os múltiplos espaços
escolares poderá usá-los para mediar a aprendizagem na escola.
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