O perfil profissional do Técnico em
Multimeios Didáticos é constituído de conhecimentos, saberes, valores e
habilidades que o credenciam como educador e gestor dos espaços e ambientes de
comunicação e tecnologia na escola.
Espera-se, então, que esta formação
profissional propicie as seguintes competências específicas:
a. conhecer a natureza e os elementos
historicamente construídos da comunicação humana, do gesto à fala e aos
símbolos gráficos;
b. entender a leitura das diversas linguagens
e seu uso na instrução e na educação;
c. dominar os conceitos básicos e as diversas
teorias no campo da comunicação;
d. ter familiaridade com os principais
jornais diários e revistas semanais do Brasil, bem como saber produzir mídia
impressa (jornal de escola, por exemplo);
e. dominar os fundamentos das linguagens
audiovisuais de comunicação: teatro, fotografia, cinema, rádio, tevê e
internet;
f. dominar as questões colocadas pela
comunicação na educação como projeto e processo social e as contradições entre
as mídias e a formação humanística;
g. entender e dominar o conceito de mídia
educativa e seus desdobramentos na produção de livros didáticos, de programas
de rádio, de tevê e de vídeos educativos;
h. conhecer as questões básicas referentes ao
livro: produção, edição, classificação, catalogação;
i. dominar os aspectos operacionais de
bibliotecas escolares, inclusive da captação de títulos didáticos, literários e
científicos, relacionados ao desenvolvimento do currículo da educação básica;
j. gerenciar bibliotecas e videotecas
escolares de pequeno e médio portes, supervisionado por profissionais
habilitados em biblioteconomia;
k. dominar o histórico e o desenvolvimento
dos audiovisuais ligados à educação, bem como a interpretação crítica de suas
formas e conteúdos;
l. dominar os fundamentos das práticas dos
laboratórios escolares nas diversas áreas: física, química, biologia, línguas,
informática, bem como o papel dos professores, dos técnicos e dos estudantes no
manuseio dos equipamentos e materiais;
m. conhecer os fundamentos das expressões
culturais que integram os conteúdos curriculares da educação básica e dominar as
funções e gestão de seus espaços físicos: auditórios, teatros, cinemas, salas de
vídeo, salas de dança, galerias de exposições de arte, museus;
n. dominar a história e a produção cultural
do município e ter familiaridade com seus produtores e atores, com vistas à
integração entre a escola e a comunidade;
o. conhecer os fundamentos da informática, o
uso do computador no processo de ensino e aprendizagem, da internet como fonte
de pesquisa e das novas tecnologias aplicadas às artes, com o domínio prático
dos principais programas;
p. manter relacionamento construtivo com
todos os professores no sentido de se prontificar a ajudá-los em seu trabalho
de ensino com o uso das tecnologias de informação disponíveis na escola e na
comunidade.
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